Moradores do Litoral Norte enfrentam falta de luz e água após temporal

Seis municípios da região são afetados, informa a Corsan; 191 mil estão sem energia na área da CEEE Equatorial

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Localidades de Santo Antônio da Patrulha estão sem luz. Foto: Reprodução / redes sociais

O temporal que atingiu diversos municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, no começo da tarde desta quinta-feira (24), ainda causa transtorno a milhares de moradores. Além de destelhamentos e quedas de postes e árvores, diversas ocorrências de falta de luz e de água foram registradas.

Causada por um ciclone extratropical, a ventania veio acompanhada de chuva e afetou também clientes da Corsan. Segundo a companhia responsável pelo abastecimento de água, o problema é ocasionado pela falta de energia nos municípios. Companhias de energia já foram contatadas e não têm previsão de retorno da luz.

As cidades do Litoral Norte com desabastecimento de água são Osório, Palmares do Sul, Torres, Capão da Canoa, Xangri-Lá e Santo Antônio da Patrulha. Em Osório, os bairros atingidos são o Tombadouro e parte do Laranjeiras.

Em Torres, Palmares do Sul, Capão da Canoa e Santo Antônio da Patrulha, as estações de tratamento estão totalmente inoperantes. Já em Xangri-Lá, os bairros com interrupção do fornecimento de água são Atlântida, Barra do João Pedro, Bosques de Atlântida, Centro, Figueirinha, Guará, Nova Xangri-Lá, Remanso, Santorini I e Santorini II.

De acordo com a Corsan, as estações de tratamento de água voltarão a operar assim que houver o restabelecimento da eletricidade. A normalização gradual do abastecimento acontecerá à medida que os reservatórios recuperarem o nível de armazenamento.

Já a CEEE Equatorial informou, no fim da tarde, que 191 mil clientes estão sem energia na área de concessão da distribuidora. A empresa ressalta que restabeleceu a energia para 71 mil clientes nas últimas quatro horas desta quinta. A reportagem do portal Litoral na Rede questionou a assessoria da concessionária sobre o número de clientes afetados no Litoral Norte, mas a empresa não informou.

“Trabalhamos muito na prevenção para mitigarmos os efeitos do temporal e estamos bem-preparados para restabelecer rapidamente a luz nas ocorrências que estão acontecendo em nossa área de atuação”, informou o presidente da companhia, Riberto Barbanera.

Situação do abastecimento

CEEE Equatorial e Corsan disponibilizam ao consumidor canais de comunicação para registro de falta de luz e de água em suas áreas de atuação, bem como para acompanhamento da situação de abastecimento na localidade.

Clientes que estejam enfrentando desabastecimento de energia elétrica podem acionar o Whatsapp Clara (51) 3382-5500 para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos). Também é possível registrar protocolos pelo site ceee.equatorialenergia.com.br e pelo telefone 0800 721 2333.

Já casos de falta de água podem ser acompanhados pelo site www.corsan.com.br, na aba situação do abastecimento. Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente. São eles: o app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800 646 6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

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