O hemisfério Sul se despede do verão e dará lugar ao Outono à 0h06, desta quarta-feira (20). A estação segue até às 17h51 do dia 21 de junho. Ela é considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, principalmente, na parte central do país.
No Rio Grande do Sul, neste Outono a previsão é de chuva acima da média, conforme o prognóstico climático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As projeções foram produzidas em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Nesta estação, as chuvas são mais escassas no interior do país, em particular no semiárido nordestino. No caso, da região Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o instituto diz que a previsão é de chuva acima da média.
Em grande parte da região Sul, as temperaturas previstas também ficarão acima da média. “Em áreas do centro-sul do Rio Grande do Sul, as temperaturas são previstas com valores próximas à média. Entretanto, não se descarta a entrada das primeiras incursões de massas de ar frio nos próximos meses, que podem provocar declínio de temperaturas, especialmente em regiões de maior altitude”, diz o prognóstico climático.
Durante a estação, o Inmet aponta as primeiras ocorrências de fenômenos adversos típicos do outono, como: nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e em Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Na parte norte das regiões Norte e Nordeste, ainda é época de muita chuva, principalmente se houver a persistência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atuando mais ao sul de sua posição climatológica.
E o Outono já começa com instabilidade no Rio Grande do Sul, inclusive no Litoral Norte, conforme a previsão da meteorologista Ludmila Pochmann. (Confira, clique aqui).