Baixa pressão e ciclone trarão chuva e vento ao Litoral Norte

Instabilidade começa nesta sexta-feira e se estende até o início da próxima semana, veja a previsão da meteorologista Ludmila Pochmann

Compartilhe

Chuva deve retornar nesta sexta-feira ao Litoral Norte. Foto: Imbé / Ticiano Kessler / Litoral na Rede / Arquivo

O tempo mudará de forma significativa nesta sexta-feira (13) no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A instabilidade, com chuva e vento, seguirá ao longo do fim de semana e será causada por uma combinação de fenômenos atmosféricos.

Já nesta sexta, teremos a entrada de uma frente fria. Este fenômeno provocará instabilidade a partir da tarde. Junto com esta frente, uma grande área de baixa pressão tomará conta do território gaúcho.

Essa combinação da frente fria e baixa pressão favorece a formação de ciclones extratropicais. E haverá a atuação de um ciclone no Uruguai, na fronteira com o Brasil que também impactará o tempo.

https://litoralnarede.com.br/cartao/oticasdiniz

A circulação horária dos ventos no sistema de baixa pressão vai ficar variando durante os próximos dias.  Horas o sistema estará fechado como um ciclone, em outros momentos não.

Chuva

Os efeitos mais severos dessa baixa pressão serão sentidos no sul do estado, em cidades como Jaguarão, Santa Vitória do Palmar e Rio Grande. No Litoral Norte, teremos chuvas espaçadas e até início da próxima semana, sem previsão de volumes mais elevados.

Vento

O vento estará presente principalmente na noite de sexta-feira e ao longo do sábado. As rajadas devem ter velocidades máximas entre 50 km/h e 55km/h.

Temperatura

Por outro lado, as temperaturas não mudam muito. Entre sexta-feira e segunda, as mínimas ficam em torno de 20ºC a 21ºC. Enquanto as máximas, oscilam de 25ºC a 27ºC no Litoral Norte.

Previsão diária de 13 a 16 de dezembro

  • Sexta-feira (13): predomínio de sol com vento de até 50 km/h e temperaturas altas. Mínima de 21ºC Máxima de 27ºC.
  • Sábado (14): tempo encoberto com vento de até 55km/h e chuvas espaçadas. Mínima de 21ºC e Máxima de 25ºC.
  • Domingo (15): tempo encoberto com chuva. Mínima de 21ºC e Máxima de 27ºC
  • Segunda-feira (16): sol entre nuvens com chuvas espaçadas. Mínima de 20ºC e Máxima de 26ºC.

Por Ludmila Pochmann / Ar Puro Meteorologia e Qualidade do Ar

Compartilhe

Postagens Relacionadas