Já está disponível, no site da Comissão Permanente de Seleção (Coperse), o Edital do Processo Seletivo 2021/1 (PS 2021/1), com oferta de 2.562 vagas para ingresso em 82 cursos regulares de graduação da UFRGS.
As inscrições serão recebidas entre 17 e 30 de maio, por meio do site do PS 2021/1. Nesse processo, os candidatos poderão usar notas das edições anteriores do Concurso Vestibular ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2017 a 2020, permanecendo a reserva de 50% das vagas para o programa de ações afirmativas.
O PS 2021/1 contempla as vagas anteriormente destinadas ao primeiro semestre no Concurso Vestibular 2021, suspenso por causa do agravamento da pandemia de covid-19, conforme decisão do Conselho Universitário (Consun) de 23 de abril. Está mantida a previsão do Vestibular 2021/2 para as vagas do segundo semestre, se as condições sanitárias permitirem sua realização.
Como funciona
A inscrição para o processo seletivo tem o valor de R$ 40 e pode ser feita pelo candidato que tenha ao menos uma nota válida nos processos de Enem ou Vestibular dos anos 2017, 2018, 2019 e 2020.
Para o Enem, são necessários os escores mínimos de 450 em cada uma das provas objetivas e 500 na redação; para o Vestibular, é preciso que o participante não tenha sido eliminado do concurso.
Os resultados dos processos serão ponderados para o curso pretendido, permanecendo apenas a melhor nota após o cálculo do índice de concorrência do candidato, ou seja, não é uma média entre todas as notas, mas será feita a utilização do melhor desempenho, não sendo possível mesclar notas entre concursos ou anos distintos.
O Manual do Candidato estará disponível a partir de segunda-feira, dia 17 de maio no site da Coperse. Os candidatos do curso de Música precisam de aprovação na prova de habilitação específica, com possibilidade de uso de aprovações nos anos indicados.
A isenção do valor da inscrição será concedida apenas àqueles contemplados no edital que seria destinado ao Vestibular 2021 e cujos nomes já estão indicados no site da Coperse.
Esses candidatos se inscrevem normalmente no Processo Seletivo, dentro do prazo específico, e apenas não será gerado boleto de pagamento. A obtenção deste benefício não garante a homologação da documentação de comprovação de condição socioeconômica nas modalidades de reserva de vaga por renda das ações afirmativas.