O Ministério das Comunicação informou que a troca de parabólicas para famílias de baixa renda está disponível em 664 municípios brasileiros. Desses, 131 ficam no Rio Grande do Sul e 16 são do Litoral Norte do Estado. (veja abaixo as cidades da região).
O agendamento para a instalação dos kits gratuitos com a nova parabólica pode ser solicitado por pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tenham na residência uma parabólica tradicional instalada e funcionando.
As famílias que se enquadram no perfil para receber as antenas de TV Parabólica devem agendar a troca dos kits pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site do Siga Antenado (https://sigaantenado.com.br/). O beneficiário deve informar seus dados pessoais, o número do CPF e o Número de Inscrição Social (NIS).
A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais que operam na faixa de 3,5 GHz deixarão de funcionar para que o 5G seja implantado. O modelo antigo sofre com interferência do sinal 5G, já que os dois utilizam a mesma frequência. A interferência pode causar chuviscos, chiados, imagens travadas e até interrompidas.
“Com o avanço do 5G, a distribuição vem atingindo cada vez mais cidades. Além de garantir mais qualidade de som e imagem, as parabólicas digitais proporcionam uma variedade maior de canais para as famílias”, ressaltou o ministro da Comunicações, Juscelino Filho.
Veja as cidades do Litoral Norte onde a troca de parabólicas pode ser agendada:
Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Mampituba, Morrinhos do Sul, Mostardas, Palmares do Sul, Tavares, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-Lá.