Aquele celular antigo que não funciona mais e está guardado no fundo da gaveta, a bateria estragada ou o computador que não tem mais conserto muitas vezes ocupam espaço e atrapalham dentro de casa. A partir de quinta-feira (28), o município de Tramandaí passa a contar com o Ecoponto de lixo eletrônico onde estes materiais poderão ser descartado sem gerar qualquer prejuízo ao meio ambiente.
O Ecoponto vai funcionar na ERS-030, 5585, na antiga São José, atualmente Central de Veículos. O projeto foi viabilizado através de uma parceria entre a Prefeitura e a empresa Manná, que destina os componentes para reciclagem nas indústrias brasileiras e europeias.
“A destinação clandestina destes resíduos é severamente impactante ao meio ambiente, pois trata-se de diversos componentes metálicos que podem se associar ao solo e água e ampliar a capacidade de causar danos ao meio ambiente e à saúde pública”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Campani.
De acordo com Campani, devem ser abertos outros dois ecopontos de coleta de lixo eletrônico no Centro da cidade e na Zona Sul. O descarte dos materiais não terá qualquer custo para a população.
No dia 10 de janeiro os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente farão uma campanha nas ruas do município sobre a necessidade do destino correto do lixo eletrônico.
Veja alguns exemplos de lixo eletrônico
– Eletrodomésticos
– Monitores de Computadores
– Telefones Celulares e baterias
– Computadores
– Televisores
– Câmeras Fotográficas
– Impressoras