Apesar de a pandemia ainda estar em um momento crítico no Litoral Norte e o mês de abril ser o segundo com mais mortes pelo coronavírus, a taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva atingiu o menor patamar em 74 dias. Nessa terça-feira (27), 70% dos leitos de UTI da região estavam sendo utilizados.
Marca menor que essa havia sido registrada em 12 de fevereiro, com 69%. Depois houve um aumento rápido da demanda e, mesmo com a abertura de novas vagas para pacientes graves, entre 25 de fevereiro e 6 de abril, a taxa de ocupação oscilou entre 94% e 109%, com o colapso do sistema de saúde.
Apenas na segunda semana deste mês, o percentual de leitos de UTI ocupados voltou a ficar abaixo do 90%. De lá pra cá, o índice vem caindo gradualmente.
Antes da pandemia, o Litoral Norte contava com apenas 26 leitos de UTI. Atualmente são 106 nos hospitais de Tramandaí (36), Osório (30), Capão da Canoa (16), Torres (10) e Santo Antônio da Patrulha (10).
Dos 74 ocupados nesta terça-feira, 46 eram por pacientes com a Covid-19, 11 casos suspeitos de contaminação pelo coronavírus, e 17 com outras doenças.
Em relação aos leitos clínicos para pacientes com Covid-19, há 157 e 48 sendo utilizados, o que representa 30%.
Leia mais notícias do Litoral Norte.
Quer receber as notícias do Litoral na Rede no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo.