Instituída em 2020 após um longo período de preparação, a Guarda Municipal de Imbé celebra nesta segunda-feira, dia 10 de janeiro, dois anos de atuação junto à população. Com uma equipe formada por 43 agentes e cinco viaturas, a instituição, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública (SEMUSP-T), se firmou como fiel companheira dos moradores, veranistas e turistas da cidade, ganhando notoriedade a nível estadual pelos serviços prestados na área da segurança pública.
Quase cinco anos atrás, o programa Imbé Mais Seguro – plano de segurança pública lançado pelo governo à época – previa a formação de agentes de segurança que integrariam a futura Guarda Municipal após um longo período de preparação. Após aprovação em concurso público, foram avaliações psicológicas, testes de aptidão física, exames toxicológicos e avaliações para porte de arma. A formação e o início dos trabalhos ocorreram na primeira quinzena de 2020.
Pouco tempo depois, em julho, os agentes ganharam porte de armas – pistolas e espingardas com uso autorizado pela Polícia Federal, tornando Imbé a primeira cidade do litoral norte gaúcho a possuir guardas municipal efetivamente armados.
Desde o início das operações os índices de criminalidade na cidade têm diminuído. Conforme balanço divulgado pela prefeitura na última semana, em 2021 a Guarda Municipal de Imbé registrou 1.737 boletins de atendimento, incluindo ocorrências e outros serviços prestados em apoio a instituições públicas.
A Guarda Municipal de Imbé conta com uma Central de Operações que acompanha 24 horas por dia as câmeras de segurança espalhadas pela cidade, além do atendimento permanente através do telefone 153, que recebe ligações gratuitas de qualquer telefone fixo ou celular. “A Guarda Municipal mudou completamente o cenário da segurança pública em nossa cidade, conquistando a admiração e o respeito da comunidade e das autoridades de todas as esferas”, disse o secretário Marco Antônio Emerim da Silva, titular da pasta da segurança municipal. “Vamos qualificar ainda mais as atividades, com a compra de mais viaturas e também ampliando o número de câmeras de vigilância, entre outras novidades”, complementou o prefeito Ique Vedovato.