Prefeitos, vereadores, engenheiros e demais lideranças de Caraá e Santo Antônio da Patrulha estiveram, nesta semana, na Secretaria de Logística e Transportes, em Porto Alegre, para reivindicar a retomada das obras na ERS-030. Do trecho de aproximadamente nove quilômetros que liga os dois municípios, faltam quatro para a conclusão do acesso.
O prefeito de Caraá, Nei Pereira, ressaltou que “o desenvolvimento da cidade depende dessa obra”. De acordo com ele, o acesso melhoraria as condições de trafegabilidade na ERS-030, pois os motoristas que transitam diariamente pela estrada reclamam de prejuízos com os veículos.
“Foi uma conquista a retomada desta obra, mas precisamos que ela não enfrente mais entraves para a sua conclusão”, acrescentou o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel.
O diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Rogério Uberti, esclareceu que alguns contratos foram refeitos e foi preciso realocar mais recursos para concluir o acesso. “Diante de algumas limitações, avançamos ao definir uma nova empresa responsável pela obra e agregar recursos através da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico). Em breve retomaremos os serviços”, adiantou.
Segundo o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, o governo do Estado irá priorizar obras que já estão em andamento. “Compreendemos a urgência da finalização desse acesso, e, junto ao diretor-geral do Daer, planejaremos a retomada dos trabalhos o mais breve possível”, concluiu.
Comissão de vereadores acompanhará as obras
A Câmara de Santo Antônio da Patrulha nomeou uma comissão de vereadores para acompanhar as obras de asfaltamento da ERS-030 , que liga o município a Caraá.
O presidente do Legislativo, Rodrigo Massulo (PP), assinou portaria criando o grupo com prazo regimental para apresentação das conclusões dos trabalhos por seis meses, podendo ser renovada por períodos sucessivos até a conclusão da referida obra.
A comissão é composta pelos vereadores André Selistre (PSB), Charlis Santos (MDB), Eronita Andrade (SD), Valtair Andrade (Progressistas) e Samuel Souza (PTB).