Pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida vão ter a oportunidade, neste fim de semana, de participar de uma série de atividades na orla de Cidreira. Trata-se do projeto Praia Acessível, que chega à terceira edição na cidade.
Voluntários da ONG Caminhadores RS vão promover o banho assistido em cadeiras anfíbias. Com o equipamento, pessoas com deficiências múltiplas, usuários de cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida e idosos poderão curtir bastante o mar.
Bicicletas para pedalar com as mãos e andadores para crianças com problemas neurológicos também serão encontrados. Aliás, a gurizada vai poder se divertir com gira-gira, gangorra e outros brinquedos infláveis também adaptados da Markulino’s Especial Kids.
A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência destaca que a programação estará voltada para pessoas de todas as idades e deficiências. Andrea Dahmer, que é paraplégica, relata a experiência vivenciada em edições anteriores do Praia Acessível de Cidreira.
“Veio um ônibus de um asilo de Viamão. Nenhum daqueles idosos tinha entrado no mar ainda. É isso que é gratificante, poder oferecer para quem nunca teve oportunidade”, comenta. “Pra mim, é uma emoção entrar no mar porque as pessoas ‘normais’ entram com naturalidade e a gente depende de pessoas habilitadas e de equipamentos adaptados”.
Confira a programação:
- Sábado (25): das 9h às 12h e das 15h às 17h
- Domingo (26): das 9h às 12h e das 15h às 16h
Local: Calçadão Kanitã (junto à estação Verão Sesc de Cidreira)