A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou, no fim da tarde, que aplicou mais de 500 autuações a motoristas que trafegavam pelo acostamento da Freeway apenas neste domingo (27). A fiscalização está reforçada na BR-290 e também na BR-101 devido ao grande movimento de retorno do Litoral.
A infração de transitar pelo acostamento é considerada gravíssima, o condutor recebe sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a multa é de mais de R$ 2,6 mil. Desde o fim da concessão da Freeway, em 2018, a PRF alerta que deixou de adotar a liberação temporária do acostamento em alguns trechos da BR-290 em dias de grande movimento.
Mesmo com grande número de veículos na estrada, mais de 50 veículos foram flagrados trafegando acima do limite de velocidade durante a tarde. O radar móvel registrou um automóvel a 153 km/h.
Trânsito intenso e lentidão
O movimento de retorno do Litoral pelas BR-101 e BR-290 é intenso desde o início da tarde deste domingo (27). Pouco depois das 20h, nos 10 primeiros quilômetro das Freeway, em Osório, motoristas trafegavam a menos de 10 km/h. Segundo a PRF, era o pior o horário para ingressar na rodovia.