A Prefeitura de Imbé, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura (SEMMAPA) firmou um convênio com a Associação Imbeense de Proteção aos Animais (AIMPA). O objetivo é buscar medidas para o enfrentamento do abandono e do controle populacional visando à posse responsável, prezando pela proteção e pelo bem-estar animal.
De acordo com a prefeitura, o convênio prevê que a associação receberá mensalmente ração, que será adquirida pelo município no valor de até R$ 7.500,00. O contrato diz ainda, que serão cedidos para a instituição cinco servidores e a garantia de 30 castrações por mês.
A assinatura do convênio ocorreu no gabinete do prefeito. “A parceria é fundamental para o albergamento temporário de animais domésticos em vulnerabilidade, maus tratos, doentes, ou que estão comprometendo a saúde pública”, destacou o prefeito de Imbé Ique Vedovato ao lado do secretário da EMMAPA, João Luiz Chaves, da adjunta da pasta, Nélida Pereira e das integrantes da associação.
Voluntárias e a ativista da causa animal, vereadora Virna Alice Marciel (PT) que comanda a associação comemoraram a celebração do convênio com a prefeitura. “É muito importante para a Aimpa. Serão cinco funcionários que serão cedidos através de processo seletivo para que possamos manter a limpeza dos canis, que hoje, abrigam 340 animais”, afirmou Virna.
A ativista disse ainda, que a associação depende de doações da população como financeiras para manter o local e de ração para alimentar os animais. “Cuidamos de animais idosos, cadeirantes, amputados, felinos, animais com doenças sérias que necessitam de ração e medicamentos especiais para continuar vivendo”, disse Virna ao falar da importância das castrações e das das rações que a prefeitura encaminha para a associação.
Para adquirir recursos com o objetivo de manter o local onde são abrigados os cães, a AIMPA realiza brechó. “Com isso, realizamos a manutenção do abrigo, bem como pagamento de clínicas veterinárias que chegou há 18 mil reais e somente a metade dessa dívida está quitada”, informou a vereadora.
Conforme Virna, os trabalhos em prol da causa animal irão continuar. “Estamos há mais de 12 anos em Imbé, abrigando animais doentes que necessitam de cuidados e depois de se recuperarem o encaminhamos para adoção. “Realizamos espaços de adoção desde 2009, bem como alertamos e conscientizamos as pessoas para posse responsável. Castração é a solução, adoção é uma responsabilidade”, lembrou.
Saiba como ajudar a Associação Imbeense de Proteção aos Animais – AIMPA (clique aqui). Para o brechó, as doações podem ser entregues em frente ao Banrisul de Imbé.