Prédios públicos ganham sistemas de energia solar em Dom Pedro de Alcântara

Duas secretarias municipais, duas escolas e um posto de saúde foram contempladas

Compartilhe

Escola Municipal de Ensino Infantil Mundo Encantado em Foto: Prefeitura de Dom Pedro de Alcântara.

Cinco prédios públicos de Dom Pedro de Alcântara, município do Litoral Norte, foram beneficiados com a instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica. O investimento foi de cerca de R$ 1 milhão.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Guilherme Cléo Biasi, as Secretarias de Obras e Saúde e as escolas municipais Mundo Encantado e Professora Luzia Rodrigues, foram os prédios contemplados. Conforme a prefeitura, os trabalhos foram concluídos no início do mês e os sistemas já estão em funcionamento.

O valor investido, segundo a prefeitura, é parte de uma Ação Civil Pública do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) referente ao tombamento de um caminhão que transportava carga perigosa na localidade de Porto Colônia. O acidente que causou danos ambientais ocorreu em 2021.

A secretária da Fazenda, Administração e Planejamento, Raquel Model, informou que com a economia gerada nas contas de energia elétrica haverá mais investimentos. “Além de contribuir para a preservação ambiental, com essa tecnologia o município possuirá créditos para abater das contas de energia, trazendo uma economia significativa a longo prazo e permitindo, consequentemente, um direcionamento dos recursos públicos para áreas mais essenciais”, garantiu Raquel.

Brasil

Em junho, deste ano, um levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) apontou que o país superou a marca de 2 milhões de sistemas solares fotovoltaicos instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos, como em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

“Isso confirma não só o potencial enorme que o Brasil tem para a geração solar fotovoltaica, mas também o desejo do consumidor brasileiro de gerar a própria energia, não só economizando na conta de luz, mas também fazendo sua parcela, para ajudar com o desenvolvimento sustentável do país”, afirmou a vice-presidente da Absolar, Bárbara Rubim.

Compartilhe

Postagens Relacionadas