Prazo para cadastro no Auxílio Emergencial Gaúcho termina nesta terça

Parcela única de R$ 800 será paga em conta corrente, com ordem de pagamento ou via PIX; saiba como solicitar

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Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Termina nesta terça-feira (25) o prazo que microempreendedores individuais (MEIs) e trabalhadores formais desempregados dos setores de alojamento, alimentação e eventos têm para cadastro na terceira etapa do Auxílio Emergencial Gaúcho. Os interessados têm direito à parcela única de R$ 800.

O Auxílio Emergencial Gaúcho tem atendido os setores que foram mais afetados pelas restrições de circulação impostas pela pandemia. As três fases do programa totalizam R$ 106,9 milhões em subsídios e 97,5 mil beneficiários. Nas duas primeiras etapas, executadas em 2021, foram beneficiadas as mulheres chefes de família e as empresas do Simples Nacional dos setores de alojamento, alimentação e eventos.

Segundo o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o número de cadastros para requisição do auxílio segue abaixo do esperado. Dados da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) compilados até a última quinta-feira (2o) revelam que foram registradas 10.207 inscrições de microempreendedores individuais (MEIs) e 19.615 de trabalhadores formais desligados dos setores de alojamento, alimentação e eventos devido às restrições da pandemia.

Depois de as inscrições quase triplicarem na primeira semana após a prorrogação do prazo para solicitação do Auxílio Emergencial Gaúcho, atingindo 27.365 solicitações, apenas 2.457 cadastros foram registrados desde então. A projeção da Secretaria de Turismo (Setur) é de que o valor chegue a 76,9 mil beneficiados.

A parcela única de R$ 800 será paga por meio de transferência para conta corrente do Banrisul, ordem de pagamento ou PIX para qualquer conta bancária vinculada ao CPF do beneficiário. Os pagamentos começam no dia 22 de maio e serão concluídos ainda no primeiro semestre.

Para cadastre-se, é preciso acessar o site auxilioemergencialgaucho.rs.gov.br, escolher o grupo ao qual pertence e clicar em “Mais informações”. Em seguida, abaixo da informação sobre o período de cadastramento, clique em “Formulário de Cadastro”.

Logo após, é necessário identificar-se com o login da conta gov.br, assinalar as declarações e preencher as informações solicitadas no formulário. Ao finalizar, uma mensagem na tela indicará o envio com sucesso do cadastro. O usuário receberá um e-mail informando o número do protocolo.

Após o período de cadastramento, as informações encaminhadas para liberar o benefício serão analisadas. Na avaliação dos dados, caso o cidadão tenha preenchido mais de um cadastro, será considerado apenas o último enviado. Também não serão pagos mais de um benefício por pessoa, caso o usuário tenha realizado cadastro nas duas categorias atendidas (MEI e trabalhador desempregado).

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