Polícia resgata animais em cativeiro e prende homem por crime ambiental em Osório 

Agentes averiguaram denúncia e localizaram 16 emas e cinco pássaros silvestres

Compartilhe

Policiais resgataram 16 emas. Foto: Divulgação / CABM

Nesta quarta-feira (08), a Brigada Militar (BM), por meio da Patrulha Ambiental (PATRAM) do 2º Pelotão de Osório e em apoio à 55ª Operação Golfinho, realizou uma fiscalização em um imóvel localizado na Pedreira Nordeste, em Osório, após uma denúncia da Delegacia de Polícia Civil. A ação apurava a suspeita de manutenção ilegal de animais silvestres em cativeiro.

No local, foram encontradas 16 emas (Rhea americana), sendo três adultas e 13 filhotes, mantidas em cativeiro sem autorização ambiental. Apesar de as aves apresentarem bom estado de saúde e terem acesso a água e alimento, o proprietário não possuía licença para a criação.

Durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em outro imóvel do mesmo acusado, a equipe policial localizou mais cinco pássaros silvestres, sendo quatro canários-da-terra (Sicalis flaveola) e um trinca-ferro (Saltator similis). O proprietário também não tinha registro das aves junto ao IBAMA.

Os pássaros passaram por avaliação veterinária e foram considerados aptos para soltura. Já as emas permanecerão sob a responsabilidade de um fiel depositário por prazo indeterminado.

O homem foi detido e assinou um termo circunstanciado com base no artigo 29 da Lei Federal n° 9.605/98, que trata dos crimes ambientais.

Foto: Divulgação / CABM

Compartilhe

Postagens Relacionadas