Quem frequenta as praias do Litoral Norte do Rio Grande do Sul durante o verão conta com segurança aérea. Um dos helicópteros da Brigada Militar está de forma permanente na região durante toda a alta temporada.
Com a orla lotada, na manhã deste sábado (04), a aeronave sobrevoou parte da costa, percorrendo, por exemplo, a faixa de praia de Capão da Canoa e Torres. [Veja o vídeo abaixo]
Além das ações junto à beira-mar, a mobilização do Batalhão de Aviação (BAvBM) na Operação Golfinho inclui sobrevoos de patrulhamento nas cidades e apoio a ocorrências policiais. Além disso, o helicóptero é empregado no monitoramento das rodovias, em suporte ao Comando Rodoviário, no apoio ao Comando Ambiental, e está disponível para possíveis salvamentos e resgates.
Patrulhamento aéreo nas praias
A base do helicóptero é o Centro de Formação Aeropolicial e sede do 2º Esquadrão Independente de Aviação, localizados em Capão da Canoa. O major Nelson Renan Barros, piloto que responde pelo comando da unidade e comanda a aeronave, explica que o patrulhamento aéreo na orla tem caráter preventivo.
“Nós fazemos patrulhamento preventivo também, mas além disso atendemos ocorrências policiais, como acontece em Porto Alegre. A população veio para cá e os delinquentes também e o nosso helicóptero também veio justamente pra inibir e combater a criminalidade”, disse o oficial à reportagem do portal Litoral na Rede.
Salvamentos e resgates
O efetivo do BAvBM está preparado para atuar em resgates e salvamentos. Além do piloto, o helicóptero da corporação transporta ao menos um operador aerotático, qualificado para atuar nessas situações e também em ocorrências policiais.
“A cada dia são dois pilotos e três tripulantes aerotáticos mobilizados. Eles vão embarcados para uma ocorrência policial ou mesmo para algum salvamento no mar ou nos cânions. Além de um mecânico de voo e um abastecedor. Em várias situações, a gente consegue atuar e apoiar, pois estamos com uma aeronave multimissão”, explicou o major.