O Chão de Areia, formado por músicos do Litoral Norte, foi escolhido o melhor grupo de shows do Rio Grande do Sul em 2017 e receberá, em dezembro, o Prêmio Vitor Mateus Teixeira, da Assembleia Legislativa. O declamador de Osório, Romeu Weber, também será condecorado nesta edição.
O objetivo do prêmio é reconhecer e valorizar o trabalho de artistas e veículos de comunicação que enalteçam a música gaúcha. A cerimônia será no dia 06 de dezembro, às 19h, no auditório Danta Barone, da Palácio Farrpoupilha, em Porto Alegre.
Chão de Areia
O Chão de Areia nasceu no Litoral Norte do Rio Grande do Sul e faz, há 15 anos, um resgate da viola do Sul do Brasil. O instrumento que por muito foi esquecido é valorizado nos espetáculos e composições do grupo da região.
Entre as composições do grupo destacam-se: “A Moenda e o Tempo”, “Nos Braços do Violeiro”, “Último Sonho Xirú”, “Violas do Sul do Brasil”, “De Volta a Sorocaba” e “O Fio do Bigode”. Todas de autoria dos próprios integrantes do grupo.
Em 2011 lançaram o CD “Quem Somos Nós” no qual estão temas variados e musicados em gêneros como modas, milongas, catiras e cateretês. O trabalho foi indicado, no mesmo ano, ao Prêmio Açorianos de Música. Em 2012 o grupo foi selecionado entre os melhores trabalhos de viola do país pelo portal Voa Viola, que faz um mapeamento da viola brasileira.