O município de Osório registrou a primeira morte de morador diagnosticado com Covid-19 na madrugada desta sexta-feira (15). A informação foi divulgada nesta manhã pela Prefeitura da cidade. Com isso, sobe para cinco o número de óbitos relacionados ao novo coronavírus no Litoral Norte.
O secretário da Saúde de Osório Emerson Magni informou ao Litoral na Rede que o paciente que faleceu tinha 77 anos e histórico de doença respiratória crônica. O idoso foi atendido no domingo (10) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município e estava internado no Hospital São Vicente de Paulo desde segunda-feira (11).
Segundo Magni, o idoso estava, inicialmente, em um leito clínico e, na tarde dessa quinta-feira (14) foi transferido para a Unidade de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, onde faleceu durante a madrugada.
O diagnóstico do paciente foi feito por meio de um teste rápido. “Pelo protocolo do Ministério da Saúde, já tendo positivado o teste rápido já é o diagnóstico de Covid”, explicou o secretário.
Além do morador Osório, outras quatro mortes de pacientes com Covid-19 já foram contabilizadas no Litoral Norte. Os demais falecimentos foram de moradores de Tramandaí, Torres, Cidreira e Arroio do Sal.
101 casos na região
Desde o início da pandemia, o Litoral Norte já registrou 101 casos de infecção pelo novo coronavírus. Nessa quinta-feira (14), Morrinhos do Sul teve a primeira confirmação da doença. Com isso, há registros de Covid-19 em 13 dos 23 municípios da região.
Os dados foram divulgados em boletins epidemiológicos divulgados pela 18ª Coordenadoria Regional de Saúde e pelas secretarias municipais da Saúde. Do total de pessoas contaminadas, 73 estão recuperadas.
As cidades mais atingidas são Torres (31 casos), Três Cachoeiras (14 casos), Osório (12 casos), Tramandaí (8 casos), Arroio da Sal (8 casos), Capão da Canoa ( 7 casos) e Santo Antônio da Patrulha (7 casos).
[table id=69 /]