Mais um explosivo usado em treinamentos da FAB é encontrado no Litoral Norte

Local onde estava o flare foi isolado pela Brigada Militar e Corpo de Bombeiros; BOPE foi acionado para detonação

Compartilhe

Foto: Divulgação

Mais um explosivo utilizado em aviões de caça da Força Aérea Brasileira (FAB) foi localizado, na manhã desta terça-feira (17), no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Um morador de Capivari do Sul encontrou o dispositivo, chamado de flare, em um campo, o levou para uma oficina na cidade e acionou o Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

O Pelotão de Bombeiro Militar de Cidreira comunicou a Brigada Militar (BM). Até o fim da manhã, equipes do CBM e da BM realizavam o isolamento do local onde estava o dispositivo. Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também estavam de prontidão no terreno localizado na Rua Adriano Monteiro.

Conforme o 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), responsável pelo policiamento na região, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) foi acionado para fazer a detonação do explosivo.
Este é quarto flare encontrado no Litoral Norte no mês de outubro. No último sábado (15), o Litoral na Rede publicou uma reportagem sobre a localização de outros três explosivos usados em caças da Aeronáutica. Os casos anteriores foram em Capivari do Sul e Palmares do Sul.

A imagem de um dos dispositivos, encontrados no início do mês, foi enviada à assessoria de imprensa da Força Aérea, que confirmou se tratar de material usado em treinamentos. “A condição do flare encontrado pela população está dentro do previsto para a operação de tal dispositivo”.

Foto: Divulgação

A FAB informou que “flares são dispositivos despistadores do espectro infravermelho, cujo objetivo é confundir o sistema de mísseis guiado por calor. Assim que um piloto suspeita da aproximação de um míssil guiado por calor, lança os flares, com o objetivo de que o míssil pare de perseguir o calor do motor da aeronave e mude sua direção, seduzido pela queima do flare”.

Caso encontrado, o flare não deve ser manuseado. A recomendação é que seja feito contato com o Oficial de Permanência Logística, para que seja providenciado o correto recolhimento do item. O telefone de contato é o (51) 99268-3823. Outra opção é acionar a Brigada Militar, através do telefone 190.

Compartilhe

Postagens Relacionadas