Litoral Norte volta a ser classificado com bandeira vermelha

Compartilhe

Mapa preliminar. Imagem: Governo do Estado

Depois de dois meses classificado com a bandeira laranja, o Litoral Norte voltou para a bandeira vermelha no mapa preliminar do distanciamento controlado do Governo do Rio Grande do Sul. A divulgação ocorreu no fim da tarde desta sexta-feira (13). Ao todo, 11 regiões do Estado receberam a classificação de alto risco. Na etapa anterior eram apenas três com a bandeira vermelha.

De acordo com o governo, os níveis de hospitalização por covid-19 e de internações em leitos de UTI no Rio Grande do Sul não eram registrados, no mínimo, há dois meses. No Litoral Norte, a última vez que vigorou a bandeira vermelha foi no período entre 8 e 14 de setembro.

Dos seus quatro indicadores regionais, a região alcançou classificação de risco máximo (bandeira preta) em um deles e vermelha em outro. São os casos do número de hospitalizações por covid-19 para cada 100 mil habitantes, com bandeira preta, e da projeção de óbitos, com bandeira vermelha.

Os indicadores do número de hospitalizações por covid-19 nos últimos sete dias e de estágio de evolução da doença obtiveram bandeira amarela e laranja, respectivamente.

Houve elevação nos registros de hospitalizações para covid-19 nos últimos 7 dias, que passaram de 47 para 48 registros nesta semana, crescimento de 2%. Com o registro de 6 óbitos nos últimos sete dias, houve redução de 50% em relação aos registrados na semana anterior. No caso do indicador de Ativos sobre Recuperados, a região registrou 684 ativos para 1.513 recuperados.

O relatório destaca que, além do aumento, a quantidade de novas hospitalizações em proporção da população é bastante elevada, refletindo na bandeira preta para o indicador de incidência na região e sendo o segundo mais elevado entre todas as regiões Covid.

As regiões em cogestão classificadas em bandeira vermelha podem adotar regras de bandeira laranja, e as classificadas em laranja podem adotar protocolos de bandeira amarela.

O mapa definitivo, será divulgado após análise dos recursos pelo Gabinete de Crise, na tarde de segunda-feira (16), por meio de notícia publicada no site do governo do Estado. A vigência das bandeiras da 28ª rodada começa à 0h de terça-feira (17/11) e se encerra às 23h59 de segunda-feira (23/11).

Compartilhe

Postagens Relacionadas