O mês de março começou com a mudanças na cúpula da segurança pública no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Dois servidores com ampla experiência na área assumiram o comando da Brigada Militar e a direção da Polícia Civil na região.
O tenente coronel Leandro Luz é novo comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO Litoral). O delegado Paulo Perez, que há mais de duas décadas é titular da Delegacia de Tramandaí, assumiu como diretor de 23ª Delegacia Regional da Polícia Civil, responsável por todos os municípios do Litoral.
O tenente-coronel Luz está há 31 anos na Brigada Militar e atuou principalmente em unidades da corporação em Porto Alegre. Antes da recente transferência para o Litoral Norte, comandou, por dois anos, o 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Porto Alegre.
Já o delegado Paulo Perez ingressou na Polícia Civil como investigador em 1986. Em 1993 assumiu como escrivão de polícia e, em 1999, foi nomeado delegado. Atuou na cidade de Rio Grande, na região Sul e, desde junho de 2000, é o titular da Delegacia de Tramandaí.
Os dois novos gestores da segurança pública no Litoral Norte se classificam como profissionais de perfil operacional. O oficial da BM e o delegado de Polícia conversaram com o Litoral na Rede sobre os planos e desafios de suas gestões frente às polícias na região.
Novo comandante da BM
O tenente coronel Leandro Luz elogiou o trabalho realizado pelo seu antecessor no CRPO Litoral, coronel Marcel Vieira Nery. Destacou, no entanto, que como atuou durante 31 anos na atividade de policiamento possuiu uma característica bastante operacional.
O oficial informou que o trabalho será pautado em três eixos principais: visibilidade, repressão ao crime a atendimento ao telefone de emergência 190.
“Nós temos que aumentar a percepção de segurança, através da visibilidade; reprimir, estar onde está acontecendo o crime pra poder diminuir os índices de criminalidade; e atender o 190, que é quando já aconteceu o fato e nós temos que dar todo o apoio à vítima e tentar prender os autores do crime”, afirmou.
O tenente coronel reafirmou o compromisso de prestar todo o apoio necessário a atuação dos policiais que atuam no 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT) e no 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), unidades que integram o CRPO.
Novo delegado regional
O delegado Paulo Perez assumiu a Delegacia de Polícia Regional do Litoral Norte em substituição ao delegado Heraldo Guerreiro, que passou a ser o diretor do Departamento de Polícia do Interior. Por enquanto, ele seguirá também respondendo pela Delegacia de Polícia de Tramandaí.
Perez salientou que assumiu a função em um período atípico de pandemia e com a prorrogação da Operação Verão, mesmo com efetivo reduzido, até o dia 16 em todo o Litoral Norte e, até o dia 21 de março, em Capão da Canoa, Tramandaí e Torres.
O diretor planeja realizar uma reunião com todos os delegados de Polícia da região para ajustes, mas afirmou entender que a Polícia Civil no Litoral Norte vinha sendo muito bem administrada por seu antecessor.
“O foco principal neste momento é dar respaldo à questão da pandemia. Até porque não temos “gordura”, os policiais, tanto da Polícia Civil quanto da Brigada Militar, estão sendo atingidos em número bem maior. A epidemia já nos alcançou, todas as delegacias têm policiais afastados. No momento na região, eu tenho de 15 a 20 policiais afastados pelo Covid”, disse o delegado regional.
Paulo Perez também reiterou que trabalhará junto com a delegada Sabrina Deffente, de Capão da Canoa, e o diretor do Departamento de Polícia do Interior, delegado Heraldo Guerreiro, para a implantação da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Capão da Canoa. Atualmente a única da DPPA da região funciona em Tramandaí.