Litoral Norte tem média de quase cinco furtos por dia na rede de energia elétrica

Segundo levantamento da CEEE Equatorial, região soma 1 mil casos de furto de cabos nos primeiros sete meses de 2022

Compartilhe

Litoral Norte está com altos índices de furto na rede elétrica. Foto: CEEE Equatorial.

O Litoral Norte é a região da área de concessão da CEEE Equatorial com maior volume de cabos furtados da rede de energia elétrica em 2022. Conforme balanço divulgado nesta quinta-feira (25) pela distribuidora, os furtos em toda a extensão atendida pela empresa somaram 50 toneladas, sendo 30,5 toneladas no Litoral Norte, no período compreendido entre os meses de janeiro e julho.

A CEEE Equatorial explica que, na região, os furtos são maiores, com subtração de aproximadamente 3 ou 4 km de cabos por ocorrência. Nos primeiros sete meses deste ano, foram 1 mil casos, o que representa uma média de 4,7 registros por dia.

Em 2022, os ladrões já furtaram 82 km de cabos no Litoral Norte, totalizando um prejuízo de R$ 1,9 milhão à companhia e causando transtornos a 345 mil clientes.

Tramandaí, Capão da Canoa, Balneário Pinhal, Tavares, Mostardas, Osório e Arroio do Sal são as cidades com maior número de ocorrências na região. As ações criminosas têm impactos, segundo a distribuidora, de até 60% na Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e na Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC).

Mapa de calor mostra as áreas do Litoral Norte que mais registrou furto de cabos de energia elétrica. Imagem: CEEE Equatorial.

Os casos de furtos de cabos na região tiveram uma redução em 2021, quando foram registradas 775 ocorrências. Em 2019 e 2020, foram quase 2,3 mil por ano. Agora são 1 mil em sete meses.

Em toda a área de concessão da CEEE Equatorial, que inclui 72 municípios, o prejuízo com os ataques à rede é estimado em R$ 3,1 milhões, com 4.617 casos registrados em 2022. Esses materiais costumam ser usados para extração do cobre.

Medidas

A CEEE Equatorial informou que, para combater este crime, a companhia trabalha em parceria com a Polícia Civil e a Brigada Militar para identificar os furtadores, já realizando uma série de ações para coibir esta prática.

Ao mesmo tempo, a empresa vem substituindo os cabos de cobre pelos de alumínio, produto menos procurado no mercado. Em 2021, 140,7 km de cabos de cobre foram substituídos no Litoral Norte.

Denúncias

A notificação por parte dos clientes também auxilia no combate ao furto de cabos. A empresa pede que, ao perceber qualquer movimentação diferente próxima à rede da companhia, as pessoas formalizem a denúncia pelo site ou pelo telefone 0800-721-2333.

Compartilhe

Postagens Relacionadas