Litoral Norte é classificado novamente com a bandeira vermelha

Compartilhe

Mapa preliminar, semana 21 a 27 de julho. Imagem: Governo do Estado

O Litoral Norte, mais uma vez, foi classificado com a bandeira vermelha (risco alto), no mapa preliminar da 11ª rodada do Distanciamento Controlado, divulgado nesta sexta-feira (17). Desta vez, o agravamento da pandemia deixou em vermelho quase todo o Rio Grande do Sul. Das 20 regiões, apenas duas foram classificadas com bandeira laranja.

Na segunda-feira (20), serão divulgadas as bandeiras definitivas. Os municípios podem entrar com recursos até domingo. De acordo com o governo do Estado, no Litoral Norte as hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos 7 dias passaram de 20 para 33 entre as duas semanas, indicado piora significativa do indicador, que obteve bandeira preta.

Apesar da pequena redução na ocupação de leitos em UTI de confirmados para Covid-19 e por SRAG, a ocupação em leitos clínicos aumentou, passando de 13 para 16.

Também de forma positiva, a razão entre os casos ativos na semana e recuperados nos 50 dias anteriores ao início da semana melhorou, principalmente pela elevação do número de recuperados e razoável estabilidade em casos ativos.

Com isso, os indicadores de Estágio da Evolução e de Incidência de Novos Casos sobre a População, que são mensurados com base na região, apresentaram bandeira laranja, para o primeiro, e preta para os dois que compõem o segundo grupo.

Alerta para a Bandeira Preta

De acordo com o governo, nestas 11 semanas de Distanciamento Controlado, o RS segue sem registro da bandeira mais grave, de cor preta. No entanto, as equipes do governo alertam para a situação de cinco regiões que ficaram muito próximas de migrarem para o nível de risco altíssimo.

Para atingir a bandeira preta, o arredondamento da média ponderada dos 11 indicadores deve alcançar, no mínimo, 2,5, enquanto a da bandeira vermelha é 1,5. Nesta rodada, Taquara ficou média de 2,40, Porto Alegre (2,36), Litoral Norte (2,33) e Novo Hamburgo e Canoas (2,25).

Compartilhe

Postagens Relacionadas