Lesões por águas-vivas aumentam 74% no Litoral  Norte

Ações de prevenção e salvamentos realizados pelos guarda-vidas também aumentaram nos primeiros dias da Operação Verão 

Compartilhe

Foto: Litoral na Rede

Em cinco dias de Operação Verão, os guarda-vidas notificaram 290 casos de lesões por águas-vivas nas praias do Rio Grande do Sul. Apenas no Litoral Norte do Estado, foram 169 registros, uma alta de 74% em relação ao mesmo período da temporada passada, quando houve 97.

As praias de Tramandaí foram as que tiveram maior número de lesões por águas-vivas, com 74 notificações. Em Capão da  Canoa, foram 30 e Imbé teve 27. Também houve registros em Arroio do Sal (17),  Xangri-Lá (10), Quintão (8) e Cidreira (3).

Os dados são referentes ao período entre sábado (18) e essa quarta-feira (22)  e foram divulgados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS).

O coordenador operacional da Operação Verão, tenente-coronel Isandré Antunes, explicou ao Litoral na Rede que, além da presença das águas-vivas na beira do mar, também há mais pessoas nas praias neste início de temporada em relação ao ano passado.

Prevenções e salvamentos

A 5ª Operação Verão do CBMRS já contabiliza 6.164 ações preventivas dos guarda-vidas nas praias do Litoral Norte, 38,7% mais que no mesmo período da temporada passada.

Em relação aos salvamentos também houve aumento na região. No início do verão anterior, ocorreram três resgates. Neste, já são 11.

“O comparativo dia a dia é mais complexo. Podemos estar comparando um domingo com uma segunda feira. Os perfis e comportamentos de banhistas mudam conforme o dia. Mas temos mais pessoas na água,  em razão de que ano passado a praia estava com restrição de covid no início (da temporada)”, analisou o tenente-coronel Isandré Antunes.

“Nesta temporada vamos precisar ainda mais da cooperação da população para diminuir os riscos de afogamento. Para isso, é preciso adotar alguns comportamentos de autocuidado”, disse oficial do CBMRS.

Dicas de prevenção do CBMRS

  • Procure um lugar para banho onde o guarda-vidas esteja presente; os locais podem ser consultados clicando aqui;
  • Quando estiver no balneário fique atento às crianças, não as perca de vista, não confie a segurança delas a flutuadores infláveis porque eles não substituem a presença do responsável;
  • Não comete exageros: bebida e comida, antes de entrar na água, não trazem  resultados agradáveis;
  • Respeite a sinalização que indica as condições e limitações de banho;
  • Fique onde o guarda-vidas possa vê-lo.

Compartilhe

Postagens Relacionadas