Uma reunião nas próximas horas dará início a um debate que poderá resultar no cancelamento da 33ª Festa Nacional do Peixe de Tramandaí. O tradicional Jantar dos Cozinheiros, evento que abre oficialmente o festival gastronômico, não será realizado. A prefeitura decidiu avaliar os cenários em função dos efeitos provocados pelas enchentes em praticamente todo o Rio Grande do Sul.
Em conversa por telefone com a reportagem do portal Litoral na Rede, o prefeito Luiz Carlos Gauto confirmou a discussão, mas garantiu que a decisão de cancelar o evento não será tomada de imediato. O Executivo pretende dialogar com o Legislativo Municipal e com setores da sociedade diretamente envolvidos no tema.
A primeira reunião sobre o tema acontecerá na tarde desta terça-feira (14), na sede da prefeitura, com os vereadores. O impacto econômico do festival gastronômico nas contas públicas será abordado. Segundo Gauto, o governo municipal já tem uma previsão de queda, ainda em 2024, de até 25% da arrecadação do ICMS. Outras receitas importantes para a saúde financeira da prefeitura, como o IPTU, também podem ser diretamente afetadas por conta dos impactos das enchentes na vida de milhares de pessoas.
“Tudo pode dificultar a realização do evento. E não é justo, além de diminuir a receita, ter um prejuízo com a festa”, preocupa-se Gauto.
Entre outros pontos considerados críticos para garantir a execução da festa, inicialmente prevista para ocorrer entre os dias 27 de junho e 21 de julho, estão questões logísticas que poderiam atrasar a estruturação do Centro Municipal de Eventos, espaço onde a maior parte da programação é realizada e que, atualmente, é usado como ponto central para organização dos donativos que estão sendo distribuídos aos afetados pela catástrofe climática.
Bloqueios de diversas estradas regionais e até mesmo o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, também dificultariam a chegada de estruturas e dos artistas que estão inclusos na programação oficial da festa.
Outra preocupação considerada pela prefeitura seria o impacto direto no movimento. Com boa parte dos municípios do Rio Grande do Sul ainda sofrendo os efeitos das enchentes, há receio que a presença de público em um festival gastronômico também focado no turismo seja diretamente prejudicada.
“Como é que vamos ter a presença desse público de Porto Alegre, Grande Porto Alegre e Vale dos Sinos? É o público que está sendo atingindo. Não vejo ambiente para fazermos uma festa e agregar pessoas em um momento tão difícil”, disse o prefeito à reportagem.
Caso se confirme, Tramandaí deixará de realizar sua principal festa pela terceira vez em cinco anos. Em 2020 e 2021, o evento também foi cancelado em função da pandemia da Covid-19, retornando, já com maior segurança sanitária, em 2022.
Jantar dos Cozinheiros foi cancelado
Na manhã desta terça-feira (14), a Sociedade Amigos de Tramandaí (SAT), que todos os anos promove o Jantar dos Cozinheiros para abrir oficialmente a Festa do Peixe, anunciou o cancelamento do evento.
“Considerando o estado de calamidade pública de nosso Estado diante da tragédia das enchentes, a Sociedade Amigos de Tramandaí decidiu pelo cancelamento do evento Jantar dos Cozinheiros. O momento é de profunda consternação pelas vidas perdidas e por todos os desabrigados. Nossa solidariedade”, diz o comunicado divulgado pela SAT em suas redes sociais.