A arte em defesa do meio ambiente é usada para ampliar a consciência dos frequentadores das praias de Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, sobre os graves impactos dos resíduos plásticos na orla, no oceano e para a fauna marinha. No último sábado (04), a instalação artística batizada de “Homo plasticus” e apelidada de “Sujispraia” foi inaugurada junto aos molhes.
O boneco, que representa um homem, é uma obra de Roberto Freitas, executada com apoio de Ricardo Fabrício. A inciativa do artista plástico, de Porto Alegre, foi desenvolvida em parceria com o projeto Praia Limpa Torres. Segundo Freitas, todos os elementos da obra são plásticos, parte deles recolhida da beira da praia no município.
“Estes plásticos, quando não matam diretamente algum animal marinho como tartarugas, pinguins e peixes, acabam se transformando em microplásticos e entram na cadeia alimentar humana. Estamos consumindo cada vez mais plástico, tanto no sentido de compra de bens de consumo como pela própria ingestão do produto. Estamos nos tornando literalmente em Homo plasticus.”, alerta o artista.
O projeto tem ainda a parceria do Ateliêr Livre de Porto Alegre. O coordenador do projeto Praia Limpa Torres, Alexis Sanson, disse que a ideia é que a instalação passe por outras praias durante as próximas semanas.
“A arte é ferramenta extremamente importante na conscientização ambiental. O Sujispraia é muito bem-vindo no sentido de trazer essa reflexão sobre o consumo em massa do plástico e o impacto nos ecossistemas, em especial nos oceanos. Nosso agradecimento especial ao Roberto Freitas pela importante parceria”, disse Alexis.