Estão abertas até a próxima quarta-feira (14) as inscrições para o curso de Educação em Direitos Humanos, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) em parceria com a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (RedBEDH). São 60 vagas divididas entre os campi Osório e Porto Alegre.
O curso, destinado a professores da educação básica com formação em licenciatura ou pedagogia plena, é gratuito e será realizado de forma híbrida, com atividades presenciais e também online (síncronas e assíncronas). Haverá encontros em oito sextas-feiras e sábados de agosto a dezembro.
De acordo com o IFRS, são oito módulos temáticos, sendo eles:
– Direitos Humanos: concepções e dimensão histórica (15h);
– Educação em Direitos Humanos: conceituação, história e política pública (30h);
– Escola: proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes (30h);
– Violências na escola: estratégias de enfrentamento e mediação de conflitos (30h);
– Direitos Humanos e diversidade na escola: gênero, raça, classe e sexualidades (15h);
– Direito à terra, ao território e meio ambiente (15h);
– Didática da Educação em Direitos Humanos (15h);
– Projeto de Ação em Educação em Direitos Humanos (30h).
Inscrições
Interessados em iniciar o curso de Educação em Direitos Humanos devem preencher um formulário eletrônico disponível no Edital Proex 29/2024, assim como anexar a documentação solicitada no documento.
O preenchimento da vaga se dará por meio de Análise do Memorial Descritivo, além de experiências vinculadas à Educação em Direitos Humanos. Participação em eventos sobre o tema nos últimos três anos, bem como em movimentos sociais, conselhos ou entidades de direitos humanos também são considerados.
Conforme o IFRS, o participante que atender os requisitos previstos no edital e tiver frequência mínima de 75% em cada módulo receberá, logo após o final do curso, um certificado.
Outras localidades
Além das unidades do IFRS em Osório e Porto Alegre, o curso de Educação em Direitos Humanos é ofertado ainda pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), nos campi Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo; Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no Campus Jaguarão; e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Campus Anglo.
A coordenação-geral é da pedagoga indigenista Maria Cristina Schefer, do Campus Osório, que também é professora na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e membro da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos.