O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) oferece a partir do primeiro semestre de 2024, no Campus Osório, no Litoral Norte, o Curso Técnico de Guia de Turismo Regional. A formação tem duração de dois semestres e é destinada a quem já concluiu o Ensino Médio. Interessados em concorrer a uma das 35 vagas ofertadas têm somente até esta segunda-feira (23) para se inscrever.
Conforme o IFRS, há duas formas de ingresso: por exame de seleção (prova) ou pela nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O curso tem como objetivo formar técnicos com habilitação Regional – Rio Grande do Sul, com domínio de instrumental teórico, prático e metodológico, com capacidade de receber, acompanhar, orientar e transmitir informações aos visitantes e turistas no estado, quando em visita aos atrativos turísticos, permitindo o desenvolvimento da profissão com autonomia, competência e comportamento ético.
O Técnico em Guia de Turismo é o profissional responsável pelo recebimento, acompanhamento, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos em visitas e excursões municipais e estadual, desenvolvendo suas atividades com autonomia, competência, comportamento ético, responsabilidade sociocultural e ambiental e orientados pelos preceitos da hospitalidade.
À reportagem do portal Litoral na Rede, a coordenadora do curso, professora Bianca Pugen, ressaltou que esta é a primeira vez que o IFRS oferta o curso com habilitação regional. Ela enfatizou que o profissional que concluir a formação sairá pronto para fazer guiamentos turísticos dentro do RS.
“Dentro do nosso eixo tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer, que a gente trabalha no Campus, esse é o único curso que a profissão é regulamentada. Isso quer dizer que só pode fazer guiamentos turísticos o profissional que tem formação nesse curso técnico. Ele sai do curso, faz um registro no Ministério do Turismo e faz uma credencial pra poder atuar em todo o Estado”, detalhou Bianca.
O mercado de trabalho para um profissional habilitado para atuar como Guia de Turismo Regional inclui agências de turismo, prefeituras ou até mesmo uma atuação autônoma. A professora explica que o curso tem a potencialidade de fomentar o desenvolvimento turístico local e pontua que um dos aspectos trabalhados é o desenvolvimento regional, com destaque para o Litoral Norte, além de abordagens sobre história e geografia aplicadas à região.
“São vários componentes muito interessantes que acabam fazendo com que o estudante amplie a sua visão de mundo e sua visão de região. Um curso bem dinâmico, com algumas viagens técnicas pelo estado, e totalmente gratuito, com muita qualidade, para que o estudante saiba a teoria mas também saiba como fazer e aplicar aquilo que aprende”, acrescentou.
Ela conclui opinando que, diferente do que muitas pessoas pensam, o turismo no Litoral Norte gaúcho não é um potencial, mas sim uma realidade, e que não está restrito à faixa litorânea.
“Sou uma apaixonada por esse curso porque vejo essa questão de interferência na região. Os estudantes saem podendo ser atores em prol do desenvolvimento regional. Claro que ainda temos muito o que fazer enquanto região, é um caminho longo a seguir e o turismo precisa sempre trabalhar com a inovação. Mas com esse curso e esses profissionais, nós podemos fomentar o turismo local”, finalizou Bianca.
Inscrições
O IFRS disponibiliza, ao todo, 348 vagas distribuídas em nove cursos no campus de Osório, nas modalidades de graduação e integrado ou subsequente ao Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas somente até esta segunda-feira exclusivamente por meio do preenchimento de um formulário eletrônico disponível no site ingresso.ifrs.edu.br.
Os cursos são gratuitos, mas o Processo Seletivo tem uma taxa de inscrição, que vai de R$ 20 a R$ 70, de acordo com o tipo de curso e a forma de seleção. O boleto deverá ser pago até a próxima quarta-feira (25).
Os candidatos que solicitaram a gratuidade da taxa (isenção) também precisam realizar a inscrição pelo site até segunda, independentemente de terem o pedido aceito ou não. Após finalizar o procedimento, será gerado o comprovante de isenção (para aqueles que não precisarão pagar a taxa) ou então um boleto bancário (para quem não teve o pedido de gratuidade aceito e precisará pagar).
O Processo Seletivo reserva 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, divididas em cotas também para candidatos de baixa renda, pretos, pardos e indígenas; e tem ainda outras vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD). Os demais candidatos podem se inscrever e concorrerão nas vagas de acesso universal.
Veja os cursos disponíveis:
Graduação (noite)
Licenciatura em Letras (Português/Inglês) – 36 vagas
Licenciatura em Matemática – 36 vagas
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 36 vagas
Tecnologia em Processos Gerenciais – 30 vagas
Integrado ao Ensino Médio (manhã)
Técnico em Administração – 60 vagas
Técnico em Informática – 60 vagas
Subsequente ao Ensino Médio (noite)
Técnico em Administração – 30 vagas
Técnico em Guia de Turismo – 35 vagas
Técnico em Panificação – 25 vagas