Ibama libera a pesca do camarão rosa no estuário do Rio Tramandaí

Compartilhe

Lagoa do Armazém, Tramandaí. Foto: divulgação Prefeitura de Tramandaí

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) através da Superintendência do Rio Grande do Sul (Supes/RS), liberou, nesta semana, a pesca do camarão rosa (farfantepenaeus paulensis) no estuário do Rio Tramandaí. O anúncio foi divulgado pela Prefeitura de Tramandaí.

De acordo com a prefeitura, a liberação baseia-se no relatório técnico do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar/UFRGS). No último dia (06), duas equipes de pescadores artesanais ligados à Colônia Z40 e ao Fórum da Pesca do Litoral Norte capturaram 363 exemplares de camarão.

Eles estavam acompanhados do pesquisador e professor de Biologia Pesqueira, Fábio Lameiro Rodrigues, que assinou o relatório. Do total de camarões capturados, 92,2% estavam acima do tamanho mínimo permitido.

Com  a liberação da pesca, aproximadamente 500 pescadores de Tramandaí e Imbé, com o Registro Geral da Pesca (RGP) podem pescar camarões que tenham mais de nove centímetros de comprimento.

Atenção

O ofício que permite a pesca do camarão rosa foi assinado pelo Superintendente Substituto do IBAMA/RS, Paulo Guilherme Carniel Wagner e foi entregue para a prefeitura. No documento, o superintendente alerta que a utilização de técnicas e petrechos proibidos, prática de pesca profissional por pescadores não registrados e o descumprimento em relação ao tamanho mínimo do camarão, transporte e comercialização poderão levar a sanções previstas na Lei.

Compartilhe

Postagens Relacionadas