Neste ano, o horário de verão, que normalmente começa em outubro, só vai iniciar no dia 18 de novembro. E a data de encerramento não foi alterada, será no terceiro domingo de fevereiro, dia 17.
A redução do período em que os relógios são adiantados em uma hora foi motivada por dois fatores: as eleições, com segundo turno no próximo dia 28 de outubro, e as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão realizadas nos dias 4 e 11 novembro.
O Ministério da Educação solicitou a mudança porque havia previsão de que os relógios fossem adiantados no primeiro dia de provas do Enem e o pedido foi acatado pelo Governo Federal.
No início do horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora. O horário é adotado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.
Atualização: O Palácio do Planalto informou, terça-feira (15) de outubro, que o início do horário de verão será mantido no dia 4 de novembro, cancelando um novo adiamento. Saiba mais: clique aqui