A equipe da Delegacia de Polícia de Capão da Canoa prendeu, na noite desta quinta-feira (07), um homem que arremessou um cachorro no meio da rua, por cima de um muro, no bairro Santa Luzia. A cena de maus-tratos foi registrada em vídeo, compartilhado nas redes sociais, causando grande comoção e mobilizando os policiais.
Os agentes encontraram o animal, que ainda tinha um ferimento devido à queda após ser arremessado. Logo depois, localizaram o homem de 58 anos. Ele foi levado para realizar exames no posto de saúde e, em seguida para a Delegacia de Polícia, para o registro do flagrante.
De acordo com a Polícia, o preso era dono de um imóvel e arremessou o cachorro por cima do muro porque não queria que os inquilinos mantivessem o animal de estimação na casa de sua propriedade.
Prisões em flagrante como a feita em Capão da Canoa são possíveis desde o fim de 2020. No fim de setembro, o presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei, aprovado anteriormente pelo Congresso Nacional, que aumentou as penas para quem maltratar cães e gatos, que passaram para de dois a cinco ano de reclusão.
Conforme o chefe de investigação da Delegacia de Capão da Canoa, comissário Renato Toscani, o cão foi entregue a uma pessoa apta a cuidá-lo.