A data que, antes, era uma exclusividade de cursos de inglês e algumas escolas, agora toma forma para outros setores. A comemoração do Dia das Bruxas, uma tradição originária nos Estados Unidos, ganhou adeptos por aqui e os lojistas acompanham a tendência.
Através de sondagem com lojistas do segmento e Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) do Rio Grande do Sul, representadas no sistema da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul, estima-se um crescimento de 12% a 15% na venda de fantasias e adereços para o Halloween, percebendo-se portanto um otimismo com relação a data.
“A compra é um impulso em muitas vezes motivado por um cenário. Dentro desse contexto as datas comemorativas são extremamente importantes pela experiência de compra do consumidor”, afirma o presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner.
A entidade baseia-se em alguns dados econômicos internacionais. Estima-se que a venda de produtos relacionados ao Halloween este ano alcançará a marca de R$10 bilhões de dólares, de acordo com a Federação Nacional de Varejo dos EUA. No Brasil, além das escolas, a festa incorporou outros ambientes empresariais e incluindo, especialmente o público jovem.
“Há um público mais jovem ligado a data. O Halloween saiu apenas do ambiente escolar. Vários jovens recuperam um hábito de festa à fantasia e isso movimenta a economia, o que é bom para todos. São comercializados especialmente itens de pintura, decoração, cosméticos e gastronomia com os doces, salgados e bebidas”, completa Pioner.