A 12ª Chocopraia de Cidreira será palco da estreia do espetáculo do projeto “Litoralidade”. Músicos, atores e bailarinos do Litoral Norte se uniram para um espetáculo que resgata a história da região. A turnê passará ainda por outras seis cidades.
O show de música, dança e teatro reúne artistas renomados do Litoral, como Mário Tressoldi, Chico Saga, Flávio Júnior, Edsel Oliveira, Robson Oliveira, Oscar de Lima e Luisa Barbosa. No espetáculo, eles apresentam uma linha do tempo histórico da região.
“Somos três grupos que nos unimos e pensamos no projeto devido a necessidade de contar um pouco da história do nosso litoral para os visitantes e moradores. Nós temos que ter orgulho da nossa terra, assim como ocorre na serra e nas missões”, explicou o músico Mário Tressoldi, que lidera o projeto.
No Chocopraia, o “Litoralidade” será apresentado em dois horários: às 10 horas e 15 horas. O objetivo é permitir também que todos os alunos e alunas das escolas municipais possam assistir à apresentação, que conta a história de um povo que vem sendo construído desde a fundação da Colônia do Sacramento até os tempos atuais.
O evento em Cidreira será realizado na Praça José Berger, em frente a Concha Acústica. No local, haverá shows culturais, feira de chocolates, artesanato, cinema e teatro. As programações do Chocopraia seguem até o domingo de Páscoa, 09 de abril.
Outras cidades.
“Litoralidade” percorrerá outros seis municípios da região, entre abril e maio: Tramandaí (19/04), Imbé (26/04), Torres (28/04), Capão da Canoa (10/05), Osório (12/05) e Balneário Pinhal (24/05). “Nosso objetivo é atender os estudantes dos turnos da manhã e da tarde”, disse Mário Tressoldi, informando também que o espetáculo será gravado em Tramandaí e posteriormente será disponibilizado no YouTube.
“Um e-book também está sendo elaborado, contendo detalhes da linha do tempo traçada pelo espetáculo e servirá como fonte de pesquisa e inspiração para trabalhos com os alunos que possuem no currículo a história do Rio Grande do Sul e do seu litoral”, finalizou o músico.
Projeto Litoralidade
É financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul através do Projeto Pro Cultura RS, com apoio do Sesc RS, o espetáculo está sendo produzido pela MC Tressoldi e eventos e terá apresentações em sete municípios do Litoral Norte.
Sinopse
João é um jornalista que pretende fazer um documentário falando da história do litoral gaúcho e pra isto vai visitar o mestre Pedro, que é um pescador e profundo conhecedor da história da região. Na casa de Pedro tudo reconta a história do povo gaúcho da beira do mar, são artefatos indígenas, fotos, tambores, mapas, livros, brincadeiras… estas memórias do Pedro surgem através das músicas autorais e da dança. O espetáculo Litoralidade vai assim traçar uma linha temporal e um pequeno retrato da história do litoral gaúcho desde os povos originários até os dias atuais.