Entenda porque Tramandaí tem 233 pessoas em isolamento

Compartilhe

Imagem aérea de Tramandaí. Foto: Governo RS / Arquivo

O boletim epidemiológico divulgado neste sábado (28) pela Prefeitura de Tramandaí em relação ao coronavírus trouxe pela primeira vez o número de pessoas que estão em isolamento domiciliar na cidade, são 233. O município não teve nenhum caso confirmado da doença provocada pelo vírus.

Dos casos suspeitos de Covid-19, em 26 foram realizados exames e as amostras enviadas ao Laboratório Central do Estado, em Porto Alegre. Desses 24 tiveram resultado negativo e foram descartados e outros dois ainda aguardam análise laboratorial.

O Litoral na Rede entrou em contato com o secretário municipal da Saúde de Tramandaí, Luciano Saltiel, para entender porque, mesmo sem casos confirmados, há tantas pessoas em isolamento.

Saltiel explicou que “os casos em isolamento são aqueles relacionados aos pacientes testados, que mesmo negativados ficam em isolamento domiciliar pelo período de 14 dias”. O secretário disse ainda que a Secretaria optou por divulgar este número para que a população entenda “o potencial de capilaridade de um paciente infectado”

Novas estruturas de atendimento

Exército montou tendas para triagem de pacientes junto ao Hospital de Tramandaí. Foto: Reprodução

Neste sábado, militares do 3º Regimento da Cavalaria de Guarda do Exército Brasileiro montaram tendas junto ao Hospital de Tramandaí, a pedido do prefeito Luiz Carlos Gauto. O espaço será usado para triagem de pacientes com sintomas gripais.

Na semana que vem deve entrar em funcionamento uma estrutura de atendimento exclusiva para pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. O espaço terá dois consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem e oito leitos de observação.

“Toda essa estrutura montada visa atendimento dos pacientes sintomáticos respiratórios mais agravados. É muito importante que pessoas com sintomas leves e moderados permaneçam em suas residências e acessem o nosso serviço via Whatsapp para que nós possamos continuar visitando, continuar tratando os pacientes, como nós estamos fazendo nesse momento, em domicílio, para que aquelas pessoas com sintomas leves e moderados não precisem se dirigir à UPA”, explicou o secretário Luciano Saltiel.

Em Tramandaí, a pessoa que tiver sintomas leves ou moderados deve entrar em contato com a Secretária Municipal da Saúde pelo Whatsapp (51)995 270 253.

**Esta reportagem foi produzida no sábado (28/03/20). Na noite de domingo (29), a Prefeitura de Tramandaí atualizou as informações e o número de pessoas isoladas na cidade chegou a 250.

Para ver os números atualizados do novo coronavírus no Litoral Norte, acesso o mapa interativo do Litoral na Rede. 

Compartilhe

Postagens Relacionadas