O Plano de Atuação Integrada da Segurança Pública no Rio Grande do Sul, para o segundo turno das eleições, que ocorre no domingo (30), foi apresentado nesta quinta-feira (27), pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). O secretário da pasta, Vanius Cesar Santarosa, afirmou que os servidores estarão em regime de plantão, monitorando todas as seções eleitorais distribuídas pelo Estado.
O objetivo é evitar possíveis ocorrências que venham a prejudicar o andamento do processo. Serão 17.668 servidores, sendo 16.304 policiais militares, 650 policiais civis, 583 bombeiros e 131 servidores do Instituto-Geral de Perícias (IGP). No primeiro turno, foram 8.801 pessoas.
Os detalhes e todo o planejamento foram apresentados em uma reunião ao governador Ranolfo Vieira Júnior e ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), desembargador Francisco José Moesch. O encontro ocorreu no Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre. “Estamos mobilizando todo o nosso aparato e esperamos que cada eleitor exerça o seu direito em paz, sem qualquer tipo de contratempo. Desejo a todos uma eleição tranquila como tem de ser”, declarou o governador.
Conforme Santarosa, no primeiro turno, o número de ocorrências foi baixo, limitando-se a boca de urna e mal súbito de eleitores na fila de votação. “Para este segundo turno, estamos confiantes que também não deveremos ter problemas. No entanto, nosso pessoal está trabalhando para coibir qualquer situação que possa colocar em risco a integridade das pessoas, principalmente ao longo da apuração no final do dia”, afirmou o secretário.
As ocorrências que venham a ser caracterizadas como crime de natureza federal serão devidamente encaminhadas às delegacias da Polícia Federal, presentes em 13 municípios gaúchos, em uma parceria com a Brigada Militar, responsável pelo policiamento ostensivo. Nos demais 484, as prisões serão feitas em um trabalho integrado da BM com a Polícia Civil.
O desembargador Moesch destacou o caráter simbólico da reunião, em que todos estão à mesma mesa e imbuídos do mesmo espírito cívico constitucional, para fazer eleições limpas, seguras, transparentes e democráticas.
Denúncias
O disque-denúncia para irregularidades na eleição é o telefone 181. O anonimato de quem realiza a denúncia é preservado.
Plano de Atuação Integrada
O Plano de Atuação Integrada começou a ser desenvolvido há mais de três meses e conta com a participação da Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e IGP, juntamente com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Departamento de Polícia Federal (DPF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Forças Armadas. Também fazem parte a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Guarda Municipal de Porto Alegre. O planejamento conta ainda com a colaboração do TRE-RS e Ministério Público Eleitoral.