Com 53,62% dos votos válidos, o candidato ao governo do Estado Eduardo Leite (PSDB), da Coligação Rio Grande da Gente, venceu a disputa ao Palácio Piratini, neste domingo (28), superando o atual governador José Ivo Sartori (MDB). Ex-prefeito de Pelotas e presidente estadual do partido, Leite faz com que o PSDB retome o comando do Executivo gaúcho, depois de oito anos. O governador eleito, de 33 anos, será o mais jovem governador do País e após a redemocratização. O vice-governador eleito é o delegado Ranolfo Vieira Júnior (PTB).
Acompanhado de prefeitos, deputados, do vice-governador eleito e de dirigentes partidários, Eduardo Leite chegou ao comitê central em Porto Alegre, no bairro São Geraldo, por volta das 21h45. O governador eleito lembrou sua trajetória política e agradeceu pela votação recebida, de 3.128.317 votos no Estado. Sobre o segundo turno, disse que foi feita uma campanha confrontando duas candidaturas, que fizeram estabelecer um contraponto e citou ainda as fake news no final da campanha, que serão investigadas. Em entrevista coletiva, destacou o voto de confiança recebido dos eleitores e reforçou que será “o governador de todos os gaúchos”. Elogiou o trabalho e a parceria firmada com o seu vice, Ranolfo, ao longo de toda a campanha.
Eduardo Leite destacou a trajetória de Sartori, a quem elogiou a idoneidade. Nos próximos dias, ele deve se encontrar o com o atual chefe do Executivo para estabelecer um processo de transição “à altura do que o povo gaúcho merece”. Leite saudou ainda o presidente da República eleito, Jair Bolsonaro. “Vamos dar nossa colaboração para uma agenda nacional, sobretudo de reconciliação do país”, afirmou. O governador eleito disse ainda que segurança, saúde e educação, além do desenvolvimento econômico são prioridades que vão compor a agenda do Estado.
À tarde, em Pelotas, Eduardo votou no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, acompanhou o voto da prefeita Paula Mascarenhas e aguardou os resultados na casa da sua família, para no início da noite comemorar na Avenida Bento Gonçalves. Na sua cidade natal, Eduardo Leite fez 90,30% dos votos válidos e agradeceu o reconhecimento dos pelotenses ao seu trabalho. O governador eleito comandou o terceiro maior município do Estado de 2013 a 2016. Pela manhã, o candidato cumpriu agenda na região metropolitana. Em Esteio, tomou café ao lado do seu vice. Na Capital, concedeu entrevista a emissoras de rádio e TV, almoçou e seguiu para Pelotas.
Leite também agradeceu o apoio dos pais e dos irmãos e disse que a família “é fonte de energia, alegria e entusiasmo para a política”. Disse esperar estar à altura da população que depositou confiança em seu nome. “Quero estar à altura dessa enorme expectativa que depositam em mim. Vamos trabalhar para reduzir a burocracia e os impostos e dar espaço para quem produz. Dando espaço para quem produz a gente gera emprego, gerando emprego melhora a vida das pessoas. O povo gaúcho pode acreditar e vamos buscar e honrar esse voto”, completou.
Ao longo da campanha, Leite ressaltou que a segurança pública será uma das prioridades. Além disso, o tucano defende que o Rio Grande do Sul seja novamente como protagonista do desenvolvimento. Para isso será preciso equilibrar as contas, conter despesas, atrair investimentos privados e gerar renda e emprego.