O Grêmio está classificado para as oitavas de final da Libertadores 2024. Em um jogo disputado sob forte chuva — o que deixou o campo quase impraticável para o futebol, o Tricolor venceu o Huachipato (CHI) por 1 a 0, fora de casa, na noite desta terça-feira (04), e se garantiu matematicamente na próxima fase da competição.
O gol gremista saiu logo no comecinho da partida. Após cobrança de escanteio, Cristaldo alça para dentro da área e Diego Costa, vencendo a marcação, toca de cabeça no canto direito do goleiro: Grêmio 1 a 0, aos seis minutos da etapa inicial.
O Grêmio fez valer a qualidade técnica e acumulou chances desperdiçadas no primeiro tempo, chegando a acertar, por três vezes, a trave do time chileno, que pouco risco ofereceu à defesa gremista.
Já na etapa final, com o campo bastante irregular, o Huachipato cresceu no jogo e passou a ameaçar o time gaúcho. Mas parou no goleiro Marchesín: o dono da camisa 1 do Grêmio fez ao menos quatro grandes defesas que evitaram o empate dos donos da casa e asseguraram a vitória tricolor no Chile.
Com o 1 a 0, o Grêmio termina a rodada na vice-liderança do grupo C, com 9 pontos, um a menos que o líder The Strongest, que não joga mais pela fase de grupos. No sábado (08), às 19h, o Tricolor volta a campo, dessa vez no Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), onde receberá o Estudiantes (ARG).
Se vencer por qualquer placar, o Grêmio avança para encarar o Peñarol (URU) nas oitavas. Caso empate, o Tricolor decidirá a liderança do grupo nos critérios de desempate. Já em caso de derrota, finalizará a fase de grupos em 2°, pegando o Fluminense na etapa seguinte. Clique aqui e veja o chaveamento da competição definido no sorteio da última segunda-feira (03).
Leia também: Com VAR protagonista, Inter vence o Tomayapo e decidirá em Caxias seu futuro na Sul-Americana