Detentas do Presídio de Torres produzem máscaras de proteção

Compartilhe

Foto: divulgação Susepe

Detentas do Presídio Feminino de Torres estão trabalhando na produção de máscaras usadas como forma de proteção à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Segundo o Departamento de Tratamento Penal da Susepe, por meio da Divisão de Trabalho, está sendo organizada a implantação de oficinas de confecção do material.

As máscaras de proteção confeccionadas pelas detentas serão utilizadas pelos servidores da Susepe, profissionais que não podem ter suas atividades paralisadas, por desempenharem um serviço essencial à sociedade. Em Torres, seis detentas estão produzindo o material.

Duas voluntárias da Pastoral Carcerária as ensinam a costurar e verificam a qualidade do produto finalizado. Nos próximos dias, outras quatro máquinas de costura serão instaladas e o número de apenadas trabalhando deve chegar a 10.

A previsão é fazer inicialmente 1.000 unidades em Torres. De acordo com o delegado Penitenciário da 1ª Região, Ben Hur Calderon, esse é um trabalho prisional que contribui com o bem social. “As máscaras que estão sendo produzidas pelas presas serão de grande valia para os servidores e também para os próprios presos. Pretendemos em breve expandir para que outros estabelecimentos prisionais da região também iniciem a produção de máscaras”, adiantou.

O trabalho também é realizado no Presídio Feminino de Lajeado. Conforme a diretora da Divisão, Elisandra Minozzo, as máscaras produzidas seguem resolução da Anvisa e obedecem aos critérios técnicos e de higiene.

“É um projeto que, além de contribuir para a inclusão da pessoa presa, supre uma necessidade do mercado, beneficiando os servidores e a própria sociedade. Nossa preocupação também está em atender essa demanda com qualidade, garantindo a eficácia do produto para os usuários”, afirmou.

As máscaras serão utilizadas inicialmente nos estabelecimentos prisionais e, conforme for expandindo o projeto, também serão realizadas parcerias com órgãos da sociedade civil.

Foto: divulgação Susepe

Compartilhe

Postagens Relacionadas