Desenvolvimento do Litoral Norte: grupo de trabalho abordará desafios ambientais da região

Secretária Estadual do Meio Ambiente participou de encontro com prefeitos

Compartilhe

Reunião da Frente em Defesa do Litoral Norte foi realizada em Osório. Foto: Antônio Bavaresco / ALRS

A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, e a diretoria da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) apresentaram as diretrizes ambientais para o desenvolvimento dos municípios do Litoral Norte, em reunião nessa sexta-feira (07), em Osório. O primeiro evento oficial da Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento do Litoral Norte aconteceu na sede de Associação dos Municípios da região (Amlinorte) com a participação de representantes das prefeituras.

“Um olhar que busca mais o crescimento, numa linha que traga um equilíbrio entre o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental”, explicou a secretária. Segundo o presidente da Fepam, Renato Chagas, estas diretrizes partiram do próprio corpo técnico da fundação, mas deverão ser aperfeiçoadas com a participação dos municípios.

O deputado Luciano Silveira (MDB) saudou a forte adesão dos gestores municipais. “Temos mais de 15 municípios representados, o que mostra o tamanho e a importância deste evento para a região. Que possamos, com a experiência de cada um, estar discutindo os problemas de uma população que tem crescido muito. O último censo mostra que estamos com quase 500 mil habitantes. Então, é fundamental criarmos juntos essa forma de trabalho. Sem essa parceria as coisas não vão acontecer”, afirmou.

Durante a reunião, foi apresentado o documento produzido pela assessoria técnica da Secretaria de Meio Ambiente e a Fepam. “O principal objetivo desse nosso encontro é estabelecer um pequeno grupo de trabalho com os prefeitos e suas assessorias para aperfeiçoar e tirar uma proposta definitiva que contemple todas as partes”, informou Marjorie Kauffmann.

“Foi a melhor de todas as reuniões que compareci sobre este tema. Extremamente objetiva e resolutiva”, avaliou o prefeito de Imbé, Ique Vedovato. “Muito importante participarmos. como gestores públicos, de discussões que venham para contribuir e trazer melhorias para área ambiental dos municípios da região”, disse Amauri Magnus Germano, prefeito de Capão da Canoa.

Compartilhe

Postagens Relacionadas