O município de Santo Antônio da Patrulha irá completar 259 anos, no próximo dia 31 de Agosto. Para celebrar a data, a prefeitura divulgou alguns eventos que iniciam na terça-feira (27) e terminam no dia 1º de Setembro (domingo). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje Santo Antônio da Patrulha tem mais de 42 mil habitantes.
O prefeito Daiçon Maciel da Silva afirmou que o município, apesar de antigo está em franco desenvolvimento. “Com uma unidade da Magna Cosma International, indústrias do setor metal mecânico, do calçado, além do cultivo do arroz, Santo Antônio da Patrulha vem fortalecendo o turismo nos últimos anos” disse.
Programação
27/08 – Terça-feira
- 19h: Missa com bênção na Igreja Matriz Santo Antônio, seguida de procissão até o Museu Caldas Júnior
- 20h: Abertura da exposição de 259 anos da criação da cidade, no Museu.
28/08 – Quarta-feira
- 18h: Chá em prol da APAE, no Centro Clube.
31/08 – Sábado
- 9h: Juramento à Bandeira, no Ginásio de Esportes Caetano Tedesco.
1° de Setembro – Domingo
- Domingo Cultural Especial – 10 anos da FURG em Santo Antônio da Patrulha: Festival de Integração e Cultura – FURG e Prefeitura Municipal, na Praça da Boa Viagem.
- 14h30: Apresentação musical dos estudantes do Campus FURG-SAP.
- 15h: Apresentação das rainhas das equipes da I Gincana Cultural de Santo Antônio da Patrulha.
- 15h30: Projeto SAP Mais Acessível – FURG e AABB Comunidade.
- 16h: Apresentação do Grupo Focal do Movimento Coral FURG.
- 17h: Apresentação da BIG BAND/FURG (na Igreja da Boa Viagem).
História
O município foi colonizado por açorianos e com o decorrer do tempo, passou a ser ocupado também por italianos, alemães e poloneses. Em 31 de agosto de 1760, foi elevado à condição de Freguesia e inaugurou a Capela Curada de Santo Antônio da Guarda Velha de Viamão. Uma história de amor proibido entre Inácio e a jovem Margarida faz parte da fundação do município.
A data foi instituída como comemorativa pelo prefeito Daiçon Maciel da Silva no ano passado, através da Lei nº 7.952/17. Até então, os patrulhenses celebravam a data de 3 de abril de 1811, quando foi instalada a Câmara de Vereadores.