Começou o inverno: estação deve ser marcada por oscilação de temperaturas

Compartilhe

210618 Inverno Cidreira - Marcelo André Plewinski
Início do inverno em Cidreira. Foto: Marcelo André Plewinski / Especial Litoral na Rede
210618 Inverno Tramandaí - Márcia Bueno Cabañero
Primeiro dia do inverno em Tramandaí. Foto: Márcia Bueno Cabañero / Especial Litoral na Rede

Ingresso frequente de frentes frias, grande oscilação de temperaturas e chuva abaixo da média. Esta é a projeção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o inverno de 2018 na região Sul do Brasil. A nova estação teve início às 7h07 desta quinta-feira (21) e segue até 22h53 do dia 22 de setembro.

No Litoral Norte, o primeiro dia do inverno começou ensolarado e com temperaturas amenas, como mostram as fotos do nascer do Sol à beira-mar, registradas em Tramandaí, pela professore Márcia Bueno Cabañero, e em Cidreira, pelo engenheiro Marcelo André Plewinski.  (veja acima).

Veja o prognóstico do Inmet para o Inverno na Região Sul

“Durante os meses de março e abril, as chuvas foram abaixo da normal climatológica em grande parte da Região Sul em consequência da atuação do fenômeno La Niña, que provoca a passagem rápida de frentes frias, desfavorecendo a ocorrência de chuvas mais intensas, principalmente sobre a parte oeste da região.

Durante a segunda quinzena de maio e início de junho, deu-se o início da temporada de temperaturas abaixo de zero grau, com episódios de geadas variando de moderada a forte.

O prognóstico indica chuvas abaixo da média em grande parte da Região Sul, exceto no extremo sul do Rio Grande do Sul, onde a tendência é de ocorrer precipitação ligeiramente acima do padrão.

A maior frequência das frentes frias contribuirá para maiores variações nas temperaturas ao longo deste trimestre, porém as temperaturas médias devem permanecer de normal a acima da normal climatológica no Paraná, oeste de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.

Nas demais áreas, o inverno será dentro da normalidade com temperaturas mínimas podendo atingir valores abaixo de 0ºC em áreas serranas e planalto, principalmente no mês de julho.”

Compartilhe

Postagens Relacionadas