Imbé, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Terra de Areia e Tramandaí são os cinco municípios do Litoral Norte interessados em receber uma filial da rede catarinense Havan. Representantes das cinco cidades participaram de uma reunião com o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado, Márcio Bolchi para tratar do assunto.
No encontro, realizado nessa segunda-feira (19), Biolchi disse que poderá intermediar, através da Sala do Investidor, as reuniões entre os prefeitos dos municípios interessados e a diretoria da rede. Santo Antônio da Patrulha é o município mais adiantado nas tratativas com a direção da Havan. Desde o início de 2017, o vice-prefeito patrulhense José Francisco Ferreira da Luz, tem mantido contato com a empresa.
Além dos municípios do Litoral Norte, outras cidades gaúchas, como Ijuí e Portão, também buscam investimentos da rede catarinense e enviaram representantes para a reunião dessa segunda-feira. O encontro teve ainda a presença dos deputados Gabriel Souza e Alceu Moreira.
Investimento de R$ 2 bilhões
A Rede de lojas de departamentos Havan, de Santa Catarina, anunciou no fim de janeiro que pretende investir R$ 2 bilhões no Rio Grande do Sul. O presidente Luciano Hang, em audiência com o governador José Ivo Sartori, no último dia 31, em Porto Alegre, garantiu que a empresa estuda a possibilidade de construção de pelo menos 50 novas megalojas e a geração de até 10 mil empregos diretos no Estado.
A empresa conhecida por colocar réplicas da Estátua da Liberdade na frente das unidades, já tem 184 lojas espalhadas em nove estados brasileiros. Segundo o diretor da Havan, Nilson Hang, o Rio Grande do Sul terá lojas da empresa até 2022. A única exigência que a empresa fez para instalar as novas unidades é que o município não tenha restrição quanto ao horário de funcionamento nos finais de semana.