Cidreira tem plano emergencial para o ciclone

Medidas foram definidas pelo Corpo de Bombeiros e pela Prefeitura

Compartilhe

Quartel do Corpo de Bombeiros Militar em Cidreira. Foto: CBMRS / Arquivo

O ciclone que deve provocar ventos de mais de 100 km/h no Litoral do Rio Grande do Sul, está preocupando a população e autoridades da região. Em Cidreira, ocorreu uma reunião emergencial, entre o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e a prefeitura do município, onde foi elaborado um plano emergencial.

O objetivo é atender a população do município e possíveis “desabrigados”. Conforme o comandante do Pelotão de Bombeiro Militar do município, tenente Cristian Silveira Pujol, é preciso que a população esteja atenta e que permaneça em suas residências durante o ápice do ciclone, previsto para ocorrer entre a madrugada de terça para quarta-feira.

A reunião, nessa segunda-feira (16), contou com as presenças do prefeito Elimar Pacheco e dos secretários de Obras; da Educação e Cultura; e da Assistência Social, Cidadania e Habitação, Flávio Leandro Zanone, Mercedes Giroleti de Paula e Cristian Martins, respectivamente.

Pujol alerta sobre o risco de cabos de energia elétrica caírem em via pública. O plano emergencial foi elaborado caso os moradores necessitem de ajuda, pois poderá haver destelhamentos,  alagamentos e prejuízos materiais e/ou com risco a vida.

Veja as orientações que constam Plano Emergencial em Cidreira

  1. Está estabelecido que, casos necessário, desabrigados irão ficar na colônia de férias da ASSTBM (Colônia de férias da Brigada Militar da Avenida Central).
  2. Ponto de encontro caso não haja comunicação será no Corpo de Bombeiros de Cidreira.
  3. O Corpo de Bombeiros está com a Força de Resposta Rápida – FR2 alocada em Tramandaí (será acionada se for preciso).
  4. O transporte dos desabrigados será de responsabilidade da Secretaria da Educação que disponibilizará ônibus escolares.
  5. Havendo necessidade de emprego de máquinas  carregadeiras e caminhões, a responsabilidade será da Secretaria de Obras.
  6. O Corpo de Bombeiros de Cidreira dispõe de lonas, colchões, caminhão com equipamentos de salvamento e pessoal treinado para atendimento à catástrofes. Telefones 193, 36811286,3681114.

O ciclone foi classificado pela Marinha do Brasil, como  Tempestade Subtropical “Yakecan”.

Compartilhe

Postagens Relacionadas