A chuva da noite de sexta-feira (07) e da madrugada deste sábado (08) provocou bloqueio de duas rodovias no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. As interrupções são em trechos afetados pela enxurrada da metade de junho, onde o trânsito havia sido liberado com a construção de desvios temporários, que agora foram danificados.
Um dos pontos que voltou a ser interditado é na ERS-494, na localidade do Morro Azul, em Três Cachoeiras, limite com Morrinhos do Sul. O desvio construído pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) foi levado pela força da água.
A obra foi realizada como uma alternativa provisória após a queda de uma ponte no ciclone extratropical do mês passado. Com o bloqueio, o acesso ao município de Morrinhos do Sul só pode ser feito por Santa Catarina, pela cidade de Praia Grande.
Na ERS-474, em Santo Antônio da Patrulha, a elevação do nível do rio danificou outro desvio provisório, feito pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Segundo a estatal, o trânsito está bloqueado desde o início da madrugada deste sábado.
“A estrutura sofreu erosão em uma das bordas, na superfície. As equipes estão no local desde a madrugada, aguardando a água baixar para fazer o reparo e liberar o fluxo de veículos”, informou a EGR.
Enquanto o desvio não é liberado, motoristas podem trafegar por desvios e rotas alternativas.
Para quem se desloca da BR-290 em direção a Santo Antônio da Patrulha, os desvios estão sendo feitos pela Rua Alzemiro Silva de Oliveira e pela Av. Afonso Porto Emerim até o centro do município.
Para quem vem no sentido contrário, o desvio é feito pela Rua Cap. José Machado da Silva ou pela ERS-030, no centro de Santo Antônio da Patrulha, até a Av. Afonso Porto Emerim. Do quilômetro 1 ao 6, está sendo permitido somente o acesso ao local.