A Prefeitura de Capão da Canoa divulgou nesta quinta-feira (18), que decidiu aderir ao projeto Cavalo de Lata, como vem sendo chamado o instrumento de trabalho de catadores de materiais recicláveis. A estrutura metálica com carroceria serve para transportar os materiais coletados pelos catadores.
O prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, prometeu que o projeto irá resolver um problema sério que é o uso de animais em atividades de carga e não irá prejudicar as famílias, que de forma honesta, tiram o seu sustento da reciclagem. “É um avanço importante para a cidade. Para o custeio da implantação, o município buscará apoio do Governo do Estado e do Governo Federal” explicou.
A finalidade do “Cavalo de Lata” segundo a prefeitura é de acabar com a exploração dos animais, evitando maus tratos e qualificando o trabalho dos recicladores. A medida também visa melhorar o trânsito no município.
Acordo
A troca das atuais carroças pelas novas estruturas deverá ocorrer de forma gradativa num período de cinco anos. A forma como o projeto será posto em pratica será definido pelo poder executivo, em conjunto com os catadores do município.