Depois de dois anos, a Cavalgada do Mar, volta a ser realizada no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A tradicional atividade tradicionalista na costa gaúcha não foi realizada em 2021 e 2022 devido à pandemia. A 37ª edição deve reunir, segundo os organizadores mais de 1.500 pessoas e aproximadamente 500 cavalos.
A Cavalgada do Mar foi reconhecida pelo Guinness Book como o maior evento festivo de cavaleiros e amazonas do mundo. Neste verão, a partida será de Balneário Pinhal, no PTG Túnel Verde, onde os participantes se concentram a partir de sexta-feira (10) e partem na manhã de sábado (11). Eles percorrerão as praias de nove municípios do Litoral Norte e encerrarão o trajeto em Torres, no dia 17 de fevereiro.
Entres os dias 14 e 15, a cavalgada faz uma pausa em Imbé. Os tradicionalistas passarão o dia e a noite em um acampamento no Parque de Eventos de Santa Terezinha, antes de seguirem viagem. (Veja abaixo a programação)
O médico veterinário, Henrique Noronha, responsável técnico do evento, informou ao Litoral na Rede que já estão confirmados cavalarianos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. As inscrições custam R$ 60,00 e podem ser feitas no local de concentração, em Balneário Pinhal, ou ao longo do trajeto.
Conforme Noronha, a cavalgada tem acompanhamento de três médicos veterinários e estagiários, que atuam ao longo de todo o trajeto para verificar as condições dos animais e prestar algum atendimento caso seja necessário. Um caminhão pipa acompanhará o percurso para garantir o fornecimento de água aos equinos.
“Os veterinários junto com o comando (da cavalgada) definem os períodos de descanso, o tempo de descanso, para que a gente consiga fazer o melhor rendimento possível desses animais, com bem estar. Se o dia está mais quente, por exemplo, a gente aumenta a frequência de paradas para descanso e para tomar água”, explicou o responsável técnico.
Equipes do serviço oficial da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária também acompanham a cavalgada para verificar questão ligadas à sanidade animal. A Brigada Militar também apoiará o deslocamento.
Programação da 37ª Cavalgada do Mar
- 10/02 Sexta 16h – Concentração – PTG Túnel Verde, Parque de Rodeios de Balneário Pinhal (acampamento);
- 11/02 Sábado 8hs – Saída do PTG Túnel Verde em direção a Balneário Pinhal pela ERS-040;
- 11/02 Sábado 10hs – Saída de Balneário Pinhal em direção a Cidreira;
- 12/02 Domingo – saída de Cidreira em direção a Tramandaí;
- 13/02 Segunda – Saída de Tramandaí em direção a Imbé;
- 14/02 Terça – Acampamento em Imbé;
- 15/02 Quarta – Saída em direção a Capão da Canoa;
- 16/02 Quinta – Saída de Capão da Canoa em direção a Arroio do Sal;
- 17/02 Sexta – saída de Arroio do Sal em direção a Torres, onde encerrará a Cavalgada.