Capão da Canoa completa 38 anos com mensagem de esperança

Compartilhe

Capão da Canoa completa 38 de emancipação neste domingo.  Foto: Maria Luiza Lopes / Prefeitura de Capão da Canoa / Arquivo

O município de Capão da Canoa Canoa completa, neste domingo (12),  38 anos de emancipação política. Com a epidemia do coronavírus, o aniversário da cidade  mais populosa do Litoral Norte, não tem shows, nem comemorações, como em outros anos.

O calçadão da beira-mar, na área central da cidade, está interditado desde esse sábado (11) para evitar aglomerações. Em acessos à cidade blitze são realizadas para orientar quem chega sobre a Covid-19. A cidade teve quatro casos confirmados da doença causada pelo coronavírus.

“São medidas que, obviamente, o município não queria tomar, ainda mais em um feriado importante pra economia da cidade, mas que são necessárias pois a vida e a segurança da população são prioridades nesse momento”, disse o prefeito Amauri Magnus Germano.

110420 INTERDIÇÃO CALÇADÃO CAPÃO
Calçadão da beira-mar foi interditado para evitar aglomerações. Foto: Prefeitura de Capão da Canoa
110420 BARREIRA SANITÁRIAS CAPÃO
Blitze orientam quem chega à cidade sobre a Covid-19. Foto: Prefeitura de Capão da Canoa

Mas a certeza de que esta fase vai passar e as ruas e praias de Capão voltarão a ser cenário de abraços e encontros estão na mensagem de um vídeo produzido pela equipe de comunicação da Prefeitura e publicado neste domingo no Facebook.

Com imagens aéreas que mostram ruas vazias, a locutora destaca “de janeiro a dezembro, entre o mar e  lagoa, existe uma cidade tão amada e tão querida, que hoje não comemora o seu aniversário. Só pra gente ainda ter muitos e muitos anos de vida.” E o vídeo reitera para que as pessoas fiquem em casa.

Veja o vídeo em homenagem aos 38 anos de Capão da Canoa

https://www.facebook.com/prefeituradecapaodacanoa/posts/906778953094706

 

Emancipação

Em 1° de fevereiro de 1933, Cornélios surgiu como 6° Distrito de Osório, onde estava incluída também a Vila de Capão da Canoa. Em 1952, o 6° Distrito de Osório, Cornélios, foi transferido para Capão da Canoa.

A emancipação do município ocorreu três décadas depois, em 1982. A posse do primeiro prefeito, foi em 31 de janeiro de 1983. Inicialmente o município contava com 23 balneários e 30 km de orla marítima.

Atualmente são 11 balneários em pouco mais de  19 km de orla marítima.  Conforme a última estimativa populacional feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, Capão da Canoa tinha mais de 53 mil habitantes.

Compartilhe

Postagens Relacionadas