Um homem apontado como líder de uma quadrilha de assaltantes de carga que estava atuando no Litoral Norte foi preso no fim da tarde desta sexta-feira (25) no Vale do Sinos. Policiais militares localizaram o bandido em São Leopoldo, horas depois de mais um roubo de carregamento de cigarros, que ocorreu no turno da manhã em Imbé.
O assalto foi na ERS-786, no bairro Nordeste. Os criminosos estavam em um I30 preto, que já teria sido usado em outro roubo de carga em Imbé no dia 11 de outubro, e em um Sandero branco. A partir do crime, PMs da Força Tática de Tramandaí e agentes de inteligência do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT) iniciaram as buscas aos assaltantes.
A Brigada Militar (BM) localizou primeiro a casa alugada pelo líder da quadrilha no bairro Nordeste. No imóvel, os policiais apreenderam o Sandero usado no ataque, que havia sido roubado na cidade de Novo Hamburgo.
Eles também encontraram a carga de cigarros roubada, coletes balísticos e um aparelho para desbloquear alarmes. Na lixeira da cozinha, estavam escondidas uma pistola calibre 380 e dois carregadores. A arma foi roubada na cidade de Portão, em dezembro de 2018.
O capitão Juliano Giboski, que responde pelo comando do 2º BPAT, explicou ao Litoral na Rede que a complexa ação para identificar o líder da quadrilha contou com o apoio do sistema de monitoramento da empresa fabricante de cigarros. Os veículos que transportam os produtos são equipados com câmeras que gravaram imagens do bandido.
Segundo o oficial, sistemas de videomonitoramento de Imbé e de outras cidades entre o Litoral Norte e o Vale do Sinos registraram o deslocamento do I30 usado no assalto até São Leopoldo. A partir disso, foi acionada a BM da cidade, que prendeu o assaltante no bairro Rio dos Sinos.
O homem foi trazido para o Litoral Norte, apresentado na Delegacia de Polícia de Imbé e autuado em flagrante pelo delegado Antônio Carloz Ractz Jr. Ele possui extensa ficha policial por crimes como receptação, furto qualificado, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de entorpecente e exploração de jogos de azar.
O Instituto Geral de Perícias inspecionou a casa alugada pela quadrilha em busca de pistas que possam levar a identificação e prisão de outros integrantes da organização criminosa.
Para receber as notícias do Litoral na Rede no seu Whatsapp, envie seu nome, município e #notícias para 51-99113-0101 e coloque nosso número na sua agenda.