Ambientalistas de Torres desenvolveram uma bituqueira de PVC, que custa aproximadamente R$ 20, para tentar amenizar o problema dos tocos de cigarro deixados nas praias pelos fumantes. Vinte equipamentos foram instalados, nos últimos dias, nos postes do calçadão da Prainha, onde grande quantidade de bitucas é deixada no gramado à beira mar.
A iniciativa é do Projeto Praia Limpa Torres, com patrocínio de empresas da cidade e apoio da Prefeitura. O lançamento oficial do “Bituca Zero” será, neste domingo, às 11h, em frente ao Quiosque Milho & Cia, do ambientalista Paulo França, que também está engajado no projeto. Haverá uma intervenção surpresa da artista plástica Flávia Chaves.
O coordenador do Projeto Praia Limpa Torres, Alexis Sanson, salientou que a iniciativa está despertando o interesse da comunidade e até de outras praias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. “As bitucas de cigarro são alguns dos piores vilões do meio ambiente,um microlixo nocivo para nós humanos, para as aves e para a fauna marinha”, alertou.
Veja o que é preciso para fazer a bituqueira
– Meio metro de cano de PVC
– Curva de 90 graus de cano de PVC
-Tampa de fechamento ( tampa de esgoto)
– Cinta metálica perfurada
– 2 parafusos
– 2 polcas
Custo aproximado dos materiais: R$ 20