Um homem morreu após se afogar no mar e se resgatado pelos guarda-vidas, na tarde deste sábado (20), em Atlântida Sul, município de Osório. A morte por afogamento aconteceu entre as guaritas 107 e 108.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), o banhista que faleceu e outros dois homens foram arrastados pela correnteza em um buraco. Eles estavam fora da área delimitada para o banho seguro, mas guarda-vidas da guarida 108 os viram no local de risco, a cerca de 300 metros do posto de salvamento e entraram na água.
Um helicóptero do Batalhão de Aviação da Brigada Militar e uma moto aquática dos bombeiros foram empregados no resgate e auxiliaram na retirada de uma dos banhistas.
Durante pelo menos 25 minutos, guarda-vidas e a equipe do SAMU realizaram manobras de reanimação da vítima retirada em estado do grave do mar. O homem que morreu após o afogamento foi identificado como Renato Aloísio Orth, de 47 anos, ele era vereador na cidade de Tupandi, na região do Vale do Caí.
Esta foi a nona morte por afogamento no mar registrada no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, desde o início da Operação Verão. Este o maior número de óbitos no mar em pelo menos 10 anos.
Um dos banhistas resgatados não precisou de atendimento médico. O outro foi conduzido ao hospital e liberado após exames.